08/07/2020

1° Lugar no Enem no Município

“O educador [lassalista] se eterniza em cada ser que educa”. O pensamento de Paulo Freire descreve o motivo de nossa excelência no ENEM, o 1º lugar mostra que a dedicação, a entrega, o trabalho incansável de TODOS se transformou em ingresso de vossos alunos à Universidade. Os formandos de 2019 estudaram conosco da Educação Infantil ao 3º ano, portanto, carregam consigo um pouco da eternidade de seus mestres, guardam em sua memória os momentos marcantes, as primeiras letras, o modo como foram conduzidos pela mão e se tornaram universitários.

Ratifico o quão importante é a força do grupo para enfrentar os desafios inigualáveis deste momento e foi imprescindível para marcar a vida destes “pequenos” homens e mulheres que vocês preparam para serem “gigantes” diante das adversidades do mundo.

Firmo a segurança e a fé que tenho em vocês educadores, e sei do esforço sobre humano que fazem ante o desafio de nosso tempo, ainda que o medo nos tenha invadido vez ou outra, afinal somos humanos, mas olhem ao redor estamos transvivendo.

Anteriormente pretendi profetizar que quando tudo isso passasse as famílias iriam valorizar a profissão de ensinar, me enganei, foram seus eternizados alunos quem valoraram cada ensinamento de seus verdadeiros mestres e de todos os quais acolheram desde o portão de entrada à porta da sala e responsabilizaram-se por eles, dispensaram constantemente umsorgen.

Valeu a pena ser um educador inquieto, vocês são o diferencial que nenhuma outra escola vai ter, seus alunos aprenderam e estão conquistando o mundo.

Diante do excelente resultado no ENEM, quero homenageá-los, parafraseando Guimarães Rosa, pois também, “ando com fome de coisas sólidas e com ânsia de viver só o essencial. Pessoalmente, penso que chega um momento na vida da gente em que o único dever é lutar ferozmente por introduzir, no tempo de cada dia, o máximo de eternidade”. E o desejo da Equipe Diretiva do Colégio La Salle é que possam transviver este momento como a ponta de um mistério.

Jackson Bentes, Fsc – Diretor

Sites de referência:

10 melhores escolas do Enem 2019 em MT são particulares - https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/10-melhores-escolas-do-enem-2019-em-mt-so-particulares/621668

Veja o desempenho da sua escola no Enem 2019 - https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/07/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2019.shtml?origin=folha