14/04/2020

Comunicado da Direção - 14/04/2020

Estimados Pais e responsáveis!

A situação atual é complexa, deixou mais de 1,5 bilhão de alunos e 60,3 milhões de professores de 165 países afetados pelo fechamento de escolas devido à pandemia do coronavírus. O momento exige tranquilidade nas decisões, um agir ético, de acordo com as autoridades e procedimentos baseados na razoabilidade, no bom senso e na perspectiva de que a Rede La Salle está implementando todas as ações necessárias para garantir o cumprimento de nossas obrigações contratuais regimentais e legais. Seguimos atendendo às obrigações contratadas, na forma autorizada e recomendada pelo Conselho Estadual de Educação (órgão legislador em assuntos de educação básica). É importante não se basear em dicotomias e também, lembrar as implementações feitas no Colégio no esforço em diminuir os gastos às famílias.

Em honradez com seus compromissos contratuais: folha de salário, direitos do trabalhador, manutenção e conservação do prédio, gastos operacionais com energia, internet, segurança, parcelas de investimentos feitos anteriormente a pandemia, impostos, taxas, etc.; ainda foi preciso investir em tecnologia para suprir as necessidades da nova modalidade de ensino homeschooling (equipamentos, treinamentos, horas extras). O Colégio La Salle mantém seu quadro de colaboradores INALTERADO, com os pagamentos integrais e em dia: professores, estagiários, serviço de limpeza, pessoal técnico administrativo, vigilância. É um compromisso com a sociedade luverdense, sob pena de contribuir para o desemprego. Como todas as famílias tivemos redução de receita não oriundas de parcelas do ensino regular: contratos de locação, mensalidades de atividades extracurriculares, etc.

A Direção, sensível à situação de famílias afetadas, tem feito diligências para manter diálogo franco e transparente, avaliando contextos e respeitando a privacidade financeira individual. Pautados na equidade, a Rede La Salle age de acordo com a lei e com bondade. Todavia, não temos condições ou espaço orçamentário para concedermos “descontos” ou “redução de mensalidades” em negociações coletivas, neste momento em que não sabemos o impacto financeiro que nos causará.

Enquanto Rede La Salle em Lucas do Rio Verde, assumimos a responsabilidade de:

1. Buscar incansavelmente o cumprimento dos dias letivos determinados por lei;

2. Prezar pela manutenção dos empregos dos mais de 130 professores e funcionários do Colégio La Salle;

3. Manter o envio de atividades domiciliares com auxílio das tecnologias, conectando professor-aluno/aluno-aluno às aprendizagens essenciais;

4. Realizar avaliações diagnósticas individualizadas no retorno às aulas e oferecer aulas de apoio aos estudantes que necessitarem, com o intuito de retomar conteúdos fundamentais e garantir a qualidade da educação;

5. Apresentar, o mais breve possível, o novo calendário escolar 2020;

6. Repor aos alunos da Creche, no turno inverso, os dias sem aula presencial, decretados pelo governador.

As famílias que vierem a ser afetadas com a perda de emprego ou impacto considerável na redução da renda, após instaurada a quarentena, e que desejarem, contactar com o Colégio, podem  fazê-lo pelo e-mail contato.lucas@lasalle.org.br, Estudaremos cada situação em sua particularidade, sempre no limite da preservação da instituição.

Viva Jesus em Nossos Corações!
Para Sempre!