13/11/2018

Mostra Literária 2018 em clima de Sítio

“Marmelada de banana, bananada de goiaba / Goiabada de marmelo... Sítio do Picapau Amarelo!” Basta a música ser cantada para Emília surgir bradando seu clássico bordão “Cara de coruja”, Visconde fazer suas descobertas, sempre acompanhadas do “Eureca”, Saci aparecer em seu redemoinho tagarelando “Catapimba”, e a Cuca... Ah, “A Cuca vai pegar”, como ela mesma diz. Este ano as crianças embarcaram na literatura de Monteiro Lobato e viajaram para o Sítio na Mostra Literária, a segunda grande festa do livro do ano. Se na primeira, o Café, os alunos recebem de seus padrinhos passaportes para a leitura, na Mostra eles entram nas histórias para contá-las aos pais e familiares.

À frente do evento pela primeira vez como coordenadora, Maviane de Lima iniciou a celebração lembrando a importância daqueles 31 dias para a Escola La Salle. “Estamos fechando o mês de outubro com chave de ouro, pois neste mês tão especial comemoramos o Dia das Crianças, do educador, da leitura, da poesia e, por fontes seguras, das minhas pesquisadoras, fui informada que hoje é dia do Saci”, anunciou, “Acreditamos que é através da leitura que educamos futuros adultos críticos e criativos”. O uso do plural pela coordenadora não era por acaso. Afinal, a contribuição das professoras, dos funcionários e da direção, na figura do Irmão Fabrício Heizmann, foi crucial em confecção de fantasias, ensaio de coreografias e organização da festa.

Tudo minuciosamente pensado para que as crianças dessem um verdadeiro show. Na Creche III A, o espetáculo ficou por conta da apresentação de “Emília – A boneca-gente” (Baby do Brasil) e “De Sabugo a Visconde” (Lenine). A Creche III B se reuniu em volta de caldeirão para cantar e dançar “A Cuca te pega” (Cássia Eller) e “Eu sou a Cuca” (Érica Maria). O Pré I, por sua vez, fez arte interpretando o levado menino de uma perna só. Com a responsabilidade de dar vida ao aniversariante do dia, a turminha fez bonito no palco ao som de “Cadê você Pererê?” (Turma do Folclore) e “Pererê” (Ivete Sangalo). Já no Pré II, as meninas vieram de Tia Nastácia e os meninos de Rabicó para encantar a partir de “Tia Nastácia” (Dorival Caymmi) e a música tema “Sítio do Picapau Amarelo” (Gilberto Gil).

“Gostei de tudo. A Cuca, a Emília e o Rabicó e a Narizinho.... E tinha pirulito”, conta João Guilherme Freitas, do Pré II, quando questionado sobre a Mostra Literária. O pirulito, a que se referiu, foi entregue na hora de uma grande surpresa: o teatro do Sítio, quando as crianças puderem ver os personagens de Monteiro Lobato ganharem vida na interpretação da Equipe Casnova Produções. Já o que mais marcou Sarah de Almeida foi um trabalho de longo prazo: a construção de um dos livros construídos em sala de aula, expostos no dia 31. Trata-se da releitura pelos alunos de obras da literatura infanto-juvenil. Os pequenos desenharam e recontaram as histórias conhecidas em sala. “Levei para casa e pude mostrar para a mamãe, para o papai, para a família toda. Tem um monte, mas o livro que mais gostei de construir foi o do Porcolino”, sintetizou.

Por Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres