08/05/2018

Bibliotecas

Terra à vista!

Terra à vista!

“Nos navios, havia um escrivão, que descrevia sobre tudo que acontecia, para que o rei ficasse sabendo. Ele se chamava Pero Vaz de Caminha. Cabral disse a ele: – Pero, escreva ao rei para contar todas as maravilhas que encontramos aqui. Pero pegou a sua pena e começou a escrever”. O trecho faz parte do livro “Terra à vista!”, de Beatriz, Elizabeth e Ruyter C. Ribeiro, dramatizado em sala de aula pela turminha do Pré II. Se Pero Vaz de Caminha estivesse na Escola La Salle Rio de Janeiro como ele contaria esta história?

Para começar, a caravela estava lá, assim como o mar e os peixinhos. Em solo firme, os moradores daquela terra de muitas árvores e tantos frutos quanto fosse possível imaginar, olhavam admirados para o outro povo, que nunca haviam visto antes, mesma reação dos portugueses. Com o intuito de esboçar estas diversas reações, os atores e atrizes mirins da La Salle RJ foram à ação.

Mas, as atividades em torno da comemoração do 22 de abril, quando lembramos a chegada dos colonizadores às terras hoje brasileiras, foram além do teatro. Na roda de conversa, por exemplo, as crianças questionaram e levantaram hipóteses a respeito dos principais personagens desta história. As professoras também puderam apresentar novas palavras aos alununinhos, que estão se preparando para embarcar na leitura e na escrita em 2019. A turminha saiu da aula sabendo o que é ampulheta, caravela e bússola, para alegria da pedagoga Adriana Gaspar: “Foi um momento de entretenimento, mas também aprendizagem. As crianças conheceram um pouco a história do nosso país e as suas riquezas de forma lúdica”.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ

< voltar