04/04/2018

Do Domingo de Ramos à ressurreição

O script falava em imitar as orelhinhas do jumento com as mãos, em levantar os braços e bater palmas cada vez que tia Karla (a coordenadora Karla Bustamante) dissesse “multidão”, em balançar o braço e dizer “Hosana!” ao ouvir “Jesus”, ou gritar “eu” quando a palavra fosse “multidão”. E assim, a história narrada no refeitório ganhava sons e gestos para relembrar a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém. Uma semana depois, a Igreja celebrava a morte e volta à vida do “rei que vem em nome do Senhor”. A Escola La Salle RJ não poderia ficar de fora, tanto com celebração na qual as crianças apresentaram os símbolos pascais, quanto na demonstração do amor e da partilha, por meio do chocolate. Veja abaixo como foi cada evento.

DOMINGO DE RAMOS (23 de março)

“Eu corri para achar com eles o jumento, ele estava escondido no parquinho, e depois acompanhei Jesus”. É assim que Pedro Lucas Gomes, do Pré II, descreve a manhã daquela sexta-feira, quando as três turmas se uniram para antecipar o Domingo de Ramos, ao som de “Hosana Hey, Hosana Há”, tendo o diretor, Irmão Fabricio Heinzmann, ao violão. Homônimo de um dos discípulos mais próximos de Jesus, o menino Pedro era só sorrisos enquanto passava pela coluna de alunos balançando folhas de palmeira para receber o salvador, interpretado por Gilherme Militão. O aluno Paulo Henrique Flores, da mesma turma, completou o time, interpretando outro discípulo.

Antes, no refeitório, Karla explicou como se deu a entrada de Jesus em Jerusalém, sendo ajudada por professoras e pelos pequenos nas palavras de ordem que deveriam ser substituídas por códigos (“jumentinho” = fazer orelhas com as mãos, “multidão” = bater palmas, “Jesus”= gritar Hosana! e “discípulos”= gritar eu), em uma leitura repleta de muitas risadas a menor falta de sincronia.

CAÇA AOS OVINHOS (26 e 27 de março)

O coelhinho cresceu, ganhou vida, se multiplicou e veio em duas versões (nas cores bege e cinza) para ajudar na busca dos ovos. A novidade se somou à já consagrada caça os ovinhos, quando madrinhas e padrinhos pascais procuram junto das crianças os chocolates entregues anteriormente à escola. “O coelhinho tem uma cabecinha redonda. Ele riu e ele tem um pelinho fofo”, contou Maria Júlia Santos, da Creche II A, no dia 26. Esperta que só, a menina, no entanto, descobriu que se tratava de uma fantasia. “Quando ele virou vi que tinha cabelo”, conclui, sem se importar muito. Afinal, a festa estava boa, principalmente após ganhar o ovo da Frozen.

No caso de Manuela Peçanha, da mesma turma, a surpresa veio em forma de princesa com os cabelos vermelhos e cauda. “A Ariel mora no fundo do mar, com o Linguado e o Sebastião”, contou ela à sua madrinha, “A Ariel é humana também, mas quando é sereia ela cai no mar. Amanhã eu vou no aniversário da Ariel e eu vou ganhar uma boneca dela”.

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA DO SENHOR (28 de março)

O recesso estava próximo, mas, antes, era hora de ouvir o que significa a Páscoa, nas palavras do padre Antônio Sobrinho. “A ressurreição de Jesus mostra tudo o que Ele fez e ensinou. Façamos como Jesus: vivamos como Ele viveu, amemos como Ele amou”, instruía o pároco, antes de aspergir nas crianças água benta, ao som de “És água viva”.

Mas não foi padre Antônio o único a explicar significados da Páscoa. Nove alunos carregaram até a frente do altar montado no refeitório desenhos dos símbolos do período, contando aos amiguinhos o que representava cada um. Textos decorados em casa, era hora de soltar a voz no microfone. Veja abaixo:

Nicolas: “A luz da vela representa a ressurreição de Cristo”

Sarah Moraes: “O coelho da Páscoa simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova”

Miguel Aflalo: “O ovo é símbolo do nascimento e da vida”

Lavínia Monteiro: “Os sinos são os que anunciam a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa”

Caio e Guilherme Barbosa: “Pão e vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na última ceia (Santa Ceia)”

Gabriela Torres: “O peixe é um símbolo cristão”

Joanna : “O cordeiro representa o sacrifício feito por Cristo para salvar a humanidade”

Letícia : “O girassol representa a busca da luz que é Cristo”

A manhã ainda contaria com a divisão do pão, de suco de uva e da própria fruta em uma prática da partilha.

Por Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira e Camila Reis