Menu

Discutir um assunto sério como o câncer de mama e o câncer do colo de útero pode ser uma tarefa difícil, porém necessária. Mas existem maneiras de se falar sobre esses e outros assuntos delicados, de forma mais leve e descontraída. Foi isso que a Comissão de Mulheres Contabilistas do Conselho Regional de Contabilidade no Amazonas (CRC/AM), propôs na noite desta sexta-feira, 26, no auditório da Faculdade La Salle.

Com o tema: saúde da mulher, Maria da Paz Nunes e Maria Carolina Echenique mediaram um talk show que, contou com a presença de profissionais renomados em várias áreas ligadas à saúde no Amazonas. Devido às características do formato, os acadêmicos da Faculdade La Salle e convidados, puderam aprender sobre várias questões relacionadas a saúde da mulher como se estivessem no sofá de suas casas conversando com amigos.

Uma dessas questões, é em relação ao aumento no número de câncer tanto em homens, quanto em mulheres. Para falar sobre isso, Dr. Gerson Mourão, ginecologista e Mastologista aborda algumas teorias.

“Por incrível que pareça o câncer de mama tem aumentado porque as pessoas estão vivendo mais, nas mulheres a incidência maior é na faixa dos 40 anos e nos homens por volta dos 60. Outro motivo é que hoje em dia as pessoas estão procurando cada vez mais se prevenirem sobre essas doenças, muito mais do que ocorria no passado, e consequentemente o número de casos diagnosticados cresceu”.

Sabemos que o surgimento do câncer pode ser ocasionado por fatores hereditários, mas será que os fatores emocionais também contribuem para o surgimento do câncer? Com a palavra, a psicóloga Luzia Valeta de Queiroz.

“O estresse vem de uma ansiedade exacerbada e a ansiedade é a base onde está sendo canalizada a síndrome do pânico, síndrome do pensamento acelerado, síndromes que vão gerar no indivíduo um desequilíbrio. E se você não souber lidar com esses fatores que causam estresse, você pode estar gerando “N” patologias”.

                                          

Além disso, a má alimentação, o sedentarismo e o acúmulo de funções também são fatores que prejudicam a saúde, principalmente das mulheres. Então como ter uma vida saudável, conciliando todos esses fatores? É o que explica a fisioterapeuta e professora de Pilates, Camila Rebeka Lima.

“Hoje em dia a nossa rotina está cada vez mais corrida, então a gente tem que parar um pouco porque é a nossa vida, a gente tem que pensar que se a gente não tirar um tempo pra gente, a gente vai adoecer e não vai conseguir trabalhar e consequentemente não vai ganhar dinheiro. Então é preciso tirar um tempinho, nem que seja uma hora por dia pra poder cuidarmos da gente, do nosso corpo e da nossa mente”.

                                                                                           

Todos os assuntos que foram abordados até agora ocorrem muito devido ao empoderamento feminino, que vem crescendo ao longo dos anos e sendo responsáveis por grandes revoluções na sociedade. A presidente da Comissão de Assistência Jurídica da Central Cultural Águia Dourada, Dra. Iracema, esclarece.

“As mulheres conquistaram tudo, elas são o que elas pensam que devem ser e a mulher que vence é a mulher que tem consciência que é o templo do senhor, é a mulher que pratica o primeiro mandamento: amar a deus como todas as coisas como a si mesma. Se você não tem tempo para cuidar do seu corpo, cuide então da mente. Sintonize esse amor que você tem dentro de você. O amor próprio é a principal revolução das mulheres”.

                                             

Assim como nos talk shows de televisão, o tempo é curto para abordar tantos assuntos interessantes, mas a certeza de que a contribuição sempre é positiva, faz com que eventos como esse se tornem gratificantes para todos os envolvidos.

“Essa casa sempre está aberta a grandes eventos e principalmente em momentos tão significativos como esse de hoje”, agradece a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade La Salle, Fátima Guimarães.

 

 

Entre em Contato