Constantemente ouve-se falar da crise política brasileira e como ela acaba afetando a nossa vida, mas pouco se discute sobre a política brasileira voltada para o exterior e como ela também afeta a nossa vida. E foi justamente para debater essas e outras questões que a Faculdade La Salle Manaus realizou na última terça-feira (13) o seminário “Desafios da Política Externa Brasileira”, em pareceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e a Fundação Konrad Adenauer (KAS).

Aberto ao público, o seminário teve como norte a publicação “10 Desafios da Política Externa Brasileira", mais precisamente o capítulo em que é discutido a importância da defesa da democracia e a promoção dos direitos humanos como desafio da política externa brasileira.

Com uma abordagem acessível e voltada para as questões locais, o seminário iniciou com a explanação do autor do capítulo Oliver Stuenkel, Coordenador da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) e Professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que levantou questões relacionadas ao modo como o Brasil reage à determinadas situações de violação da democracia e direitos humanos e quais as ferramentas diplomáticas que o país tem à disposição para lidar com esses problemas que afetam os interesses do país e do cidadão brasileiro.

“O Brasil representa 50% do PIB, 50% do território e 50% da população da América do Sul. Nesse sentido, é um caso clássico de um líder regional, mas o que chama atenção é que o Brasil nunca articulou de maneira explícita um projeto de liderança regional, ou seja, o Brasil é um líder sem seguidores. É um país que se vê como líder, mas há poucos países que de fato aceitam e apoiam uma articulação brasileira. Diferentemente de outras potencias econômicas como a Alemanha, a China e os Estados Unidos”, comentou Stuenkel.

Para destacar o caráter regional do seminário, também participaram das discussões Maria Laura Canineu, Diretora do Human Rights Watch no Brasil; Daniel Maurício de Aragão, Professor de Humanidades e Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Helso do Carmo Ribeiro Filho - Professor do Centro Universitário do Norte (UniNorte) e Juan Pablo Ferreira Gomes - Professor do curso de Relações Internacionais da Faculdade La Salle.

Ao final, o público presente teve a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes, enriquecendo ainda mais as discussões sobre o tema.

Sobre a publicação

O livro “10 Desafios de Política Externa Brasileira” é composto por dez capítulos, em formato de “policy papers”, com reflexões sobre os principais dilemas do Brasil e do cenário internacional.

A publicação já foi apresentada e debatida no Itamaraty, em Brasília, durante o Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) deste ano, em Goiânia (GO), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Depois de acontecer nas regiões Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, outras versões do evento serão realizadas, nos próximos meses, na Região Sudeste.