Após um ano de espera, foi realizada mais uma edição do Congresso Amazônico de Iniciação Científica da Faculdade La Salle. Na noite do dia 25/06, o Teatro La Salle, localizado nas dependências da instituição foi o palco da abertura oficial da 3ª edição do evento que, contou com uma encenação da turma do segundo período de Educação Física, onde foi apresentado o conto - Iara: rios de conhecimentos, da Disciplina Expressão Corporal, ministrada pelo Prof. Edilson Morais.

Após a apresentação, ocorreu a palestra inaugural com Fernando Trujillo, pesquisador e biólogo marinho com mais de 30 anos de experiência e veio especialmente da Colômbia para falar sobre os botos como indicadores do estado de conservação dos rios da Amazônia.

Para a coordenadora do evento, Profª Sandra Pedreros, a escolha dos rios da Amazônia como tema central do congresso surgiu de maneira natural. “Qualquer coisa que acontece em qualquer um dos rios da Amazônia atinge a Amazônia como um todo, não somente na parte ambiental, mas também em qualquer aspecto da vida das pessoas que moram aqui, então nada melhor do que trabalhar como tema os rios da Amazônia”, explicou.

Ao fim da palestra de abertura, quem esteve presente no Teatro pôde fazer perguntas à Trujillo e aprofundar ainda mais as questões apresentadas por ele no encontro.

Resumo

O 3º CAIC La Salle se estendeu até o dia 29/06. Ao longo da semana, acadêmicos de várias instituições de ensino do Amazonas puderam expor trabalhos, possibilitando o compartilhamento de conhecimentos, e a união e o congraçamento de estudantes de diferentes cursos, mas que estão envolvidos em um único objetivo: contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica na região Amazônica.

O estímulo à prática científica pode ser feito de várias maneiras, uma delas, é mostrando na prática que, mesmo na docência sempre se pode aprender um pouco mais e ensinar um pouco mais.

E o exemplo veio dos docentes da Faculdade La Salle Jones Godinho, Sandra Beltran Pedreros, Alexandre Romano, Elizângela Mota e Telma Freitas de Souza ao apresentar trabalhos no Caic La Salle contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento da pesquisa científica na região Amazônica.

Tudo isso só foi possível graças ao voto de confiança dos acadêmicos da Faculdade La Salle e de outras instituições de ensino do Amazonas que fizeram o 3º Congresso Amazônico de Iniciação Científica ser um sucesso.

CAIC La Salle em números

Durante o evento, foram apresentadas 33 palestras nas mais diversas áreas do saber, todas com um olhar amazônico, e mais de 150 trabalhos de Iniciação científica de estudantes de escolas e instituições de ensino superior de Manaus.

O 3º CAIC não se resumiu somente à exposição de trabalhos científicos, pois simultaneamente ao Congresso, ocorreu também a 26ª Semana Acadêmica; 25ª Mostra de Metodologia Científica; 3º Fórum de Tecnologia e Sustentabilidade; 3ª Semana de Tecnologia e Comunicação e 3ª Semana de Marketing e Empreendedorismo.

Confira a galeria completa de fotos dos dias: 25, 26, 27, 28 e 29.