Reuniões diplomáticas são bastante comuns entre países de todos os continentes. Geralmente, é nessas ocasiões em que são discutidos os rumos da economia mundial, além de outras pautas de interesse geral. E para pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos através de estudos, os alunos do 2º e 3º períodos do curso de Relações Internacionais da Faculdade La Salle realizaram na noite da última quarta-feira (5) uma simulação de reunião diplomática nos moldes reuniões realizadas pelas Organização das Nações Unidas (ONU).

No Hall da Instituição, sob a coordenação da professora Ana Núbia Oliveira, os acadêmicos cantaram o hino nacional Brasileiro, dando início ao protocolo da reunião. Em seguida, como se fosse realmente uma reunião da ONU, cada aluno representava um país, sendo um deles, o mediador.

Durante a reunião, cada país teve direito de expor seus argumentos a fim de convencer os outros membros da cúpula a concordarem com as ideias propostas. Porém, como nem todos os países tem os mesmos objetivos, algumas ideias acabaram sendo rechaçadas, o que acabou abrindo espaços para a ampliação do debate dos temas discutidos.

Ao final da simulação, a mensagem que ficou é de que países podem discordar de algumas ideias, mas que apesar disso, manter o diálogo é fundamental para se chegar a um denominador comum.