19/10/2018 - 08:20
Família e educação como saída

Nos últimos anos em nosso país só se ouve falar em crise. Crise de valores, crise financeira, crise nas famílias, crise na educação e outras tantas. Estamos vivendo em um país no qual (segundo o IBGE) o número de desempregados no Brasil nos três primeiros meses de 2018 foi de 13,7 milhões de pessoas.

A questão é mudarmos um pouco o foco (porque a crise existe de fato, está aí e assim como todas as outras que a precederam, irá passar) e nos perguntarmos: existe saída? A resposta é: sim! Para isso nossos governantes precisam atuar em diversas áreas.

Como psicóloga e educadora acredito serem essenciais investirmos nas famílias e em educação. Como diziam nossos antepassados: “educação vem de berço” e ouso a acrescentar: “educação vem de berço e se aprimora durante toda a vida”.

O investimento nas famílias se dá porque a família é a base de tudo, onde nascemos e aprendemos os valores que nos tornarão sujeitos aptos a viver em sociedade. É na família que aprendemos o significado do amor, dos limites, a desenvolver a empatia e nos tornarmos um SER HUMANO. A educação inicia na família, mas é um fenômeno que ocorre durante toda a vida do sujeito.  

A segunda instância que é capaz de transformar a vida de uma pessoa é a Educação, pois cabe à Educação a continuação de transformar o ser humano em cidadão. A partir da educação formal (aquela aprendida desde a escola até nas faculdades) o sujeito ganha o mundo e aprende sobre tudo: países, culturas, idiomas, cálculos, astros, ambiente e uma infinidade de coisas... É fato conhecido que, quanto mais estudar, maior a chance de conseguir e/ou manter seu emprego. Estudos realizados demonstram que, de um modo geral, quanto maior o grau de estudo maior o salário.

Inclusive a educação abre portas para a empregabilidade. Quando falamos em empregabilidade e desenvolvimento há um fato que transforma qualquer país em uma grande nação: a Educação. Estamos em um período de crise que irá passar. Você está preparado para as oportunidades que estão por vir?

Andrea Gerhardt

Diretora Acadêmica Faculdade La Salle Estrela



Galerias relacionadas
Voltar