18/09/2018 - 19:30
Tecnólogos aprendem processo de produção de tomates secos e molho de tomate
Com possibilidade de cultivo em diferentes regiões, e inúmeras formas de utilização, o tomate é sem dúvidas, uma das hortaliças mais importantes e utilizadas, na gastronomia em todo o mundo.

No último sábado (15), estudantes do quarto semestre do curso de Gestão da Produção Industrial, conheceram o processo de fabricação de tomates secos e molho de tomate, na disciplina de Projeto Integrador.

Através da prática, os alunos puderam entender os princípios de conservação e agregação de valor do produto.

A responsável pelo projeto, Prof. Nadia Ligianara Dewes Nyari, falou sobre a importância da atividade, e explicou que “Atualmente, muitas famílias têm conseguido uma fonte de renda extra com o processamento caseiro do tomate, principalmente com a produção e a comercialização do tomate seco, amplamente vendido no comércio”.

O tomate seco é obtido através da desidratação do tomate, com adição de temperos e ervas, a fim de aprimorar seu sabor, e agregar valor ao produto: “Ao promover a desidratação do tomate, o produto final será gourmet, o que possibilita a venda para clientes mais específicos, ou mercados especializados, levando ao consumidor a experiência de uma mercadoria com sabor diferente, e que pode ser conservado por mais tempo” – explicou a professora.

Parabéns a todos os alunos e mestres envolvidos no projeto.