Docência No Ensino Superior: Práxis Educativa - EAD
 
O Curso de Especialização Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa é ofertado de modo interdisciplinar através de cinco eixos temáticos e foi desenvolvido pois as especificidades e características da Educação Superior requerem docentes com competências diferenciadas, além daquelas desenvolvidas nos cursos de licenciatura, cujo foco é a docência na Educação Básica. O docente, independentemente do nível de ensino que exerce sua atuação, necessita estar em constante formação. Portanto, este curso de especialização constitui-se numa possibilidade de formação continuada a todos aqueles que desejam dar continuidade ao seu
processo formativo, aprofundando temáticas relativas ao fenômeno educativo, principalmente aquelas relativas a práxis educativa na Educação Superior na contemporaneidade.
 
Objetivo Geral
Mobilizar a reflexão sobre a práxis educativa na Educação Superior, tendo como referência um itinerário formativo estruturado em eixos interdisciplinares que contemplam temáticas curriculares, cujo aprofundamento visa o desenvolvimento de um conjunto de competências que possam alicerçar a ação docente neste nível de ensino.
 
Público-Alvo
Portadores de diploma de curso de graduação em qualquer área do conhecimento interessados em aprofundar a temática em foco.
 
Perfil do Egresso
Ao final do curso, o aluno estará apto a:
 
a) Exercer a docência em Instituições de Ensino Superior, tendo por base um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos, habilidades, valores e atitudes resultantes do Itinerário Formativo, fundamentados em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética;
 
b) Compreender o seu papel mediador na formação integral dos estudantes da Educação Superior a partir de uma concepção contextualizada dos processos de desenvolvimento e aprendizagem na vida adulta; as abordagens do planejamento, do ensino e da avaliação da aprendizagem;
 
c) Utilizar os recursos das tecnologias de informação e comunicação nos processos didático-pedagógicos;
 
d) Refletir sobre sua prática educativa, com postura investigativa, contextualizada e propositiva, pautando-se pela tríade ação-reflexão-ação.
 
Cronograma
O início do curso está previsto para a data de 05/05/2018. O Período do curso é de 12 meses. No primeiro dia de aula haverá um webinar com o professor do eixo em horário já estabelecido e informado aos alunos com antecedência, neste dia o professor fará uma apresentação de seu currículo, bem como do eixo e sua metodologia de trabalho. O professor da disciplina também fará o atendimento assíncrono. Haverá tutores para auxiliar os alunos durante o decorrer do curso.
 
Cada eixo terá de 60 a 90 dias para que o aluno possa cumprir as atividades propostas pelo professor. A cada término de eixo haverá uma avaliação/atividade, no qual o aluno deverá se apresentar junto ao polo para realizá-la. O cronograma com as datas de realização das avaliações será encaminhado ao aluno com antecedência.
 
Trabalho de Conclusão de Curso
No último eixo interdisciplinar ocorre a culminância do Itinerário Formativo, sendo que avaliação do desempenho, atinente ao Itinerário Formativo (conjunto geral das temáticas curriculares abordadas nos cinco eixos interdisciplinares) será realizada por meio da elaboração, desenvolvimento e conclusão de um Trabalho Final que será apresentado na modalidade de ensaio teórico acerca de uma temática curricular abordada no decorrer do Itinerário Formativo que será selecionada por cada pós-graduando(a).

 


Coordenação e atendimento

Polo de Educação a Distância - Universidade La Salle

Endereço: Avenida Dom Pedro I, nº 151, Dom Pedro (Faculdade La Salle)

1º Andar, Bloco B - Sala de Educação a Distância

Supervisora: Francisca Dieiciana Cavalcante Albuquerque

Telefone: (92) 99249-5807 / 3655-1270

E-mail: francisca.albuquerque@unilasalle.org.br

18h30 às 22h

segunda a sexta-feira

Voltar para Cursos de Pós-Graduação