Menu

Com intuito de unir o aprendizado teórico com a preocupação em proteger o meio ambiente da contaminação por descarte incorreto do óleo de cozinha, a professora Dra. Nádia Ligianara D. Nyari, propôs aos acadêmicos do 3º semestre de Gestão da Produção Industrial, uma aula prática de produção de sabão, com óleo de fritura usado.

De acordo com a professora Nádia, o objetivo da aula foi além de reforçar e complementar o aprendizado teórico adquirido em sala de aula. “Apresentamos o processo de saponificação de óleos e gorduras, desenvolvemos a capacidade de observação, análise e compreensão do conteúdo abordado em termos práticos e analisamos os impactos gerados na geração de emprego e renda’, explica.

Ela ressalta ainda, o debate sobre a reciclagem e os impactos ambientais do descarte inadequado do óleo usado que são lançados na maioria das vezes na rede de esgotos, provocando impactos irreversíveis ao meio ambiente, como entupimentos em caixas de gordura, tubulações e na rede de esgotos, a além da poluição do lençol freático e de corpos de água, ocasionando refluxo à superfície. “Com tudo isso, desafiamos a criatividade deles na substituição de matérias primas, para produção de materiais de forma mais consciente”, frisa a professora.

A atividade pretende contribuir para a preservação ambiental e da saúde humana, integrando a comunidade acadêmica, e formando multiplicadores desse conhecimento através da disciplina de gestão ambiental.

 

Entre em Contato