Os acadêmicos de Pedagogia, 5º semestre, participaram de um bate paro com a pedagoga, Orientadora Educacional e Supervisora do Colégio La Salle, Magda Borges, sobre a trajetória feminina e as relações raciais.

De acordo com a Professora Ma Gilvani Kuyen, este encontro entre a profissional e os acadêmicos buscou potencializar a importância do papel da mulher nos dias atuais, e entender mais sobre os preconceitos que, infelizmente, ainda existem na sociedade. “Acreditar que a mulher ocupa um papel importante na sociedade e que deve alcançar seus objetivos fazendo bem o seu papel, com competência é fundamental para nossas acadêmicas, que serão futuras formadoras de opinião na profissão escolhida”, acrescenta.

Para a professora, perceber as formas de preconceito na sociedade e entender que o preconceito é problema de quem pratica e não de quem sofre, e que a vitimização não traz bons resultados para o agredido, é de suma importância para os futuros professores. “A importância está no fato de que, muitas vezes, os nossos acadêmicos acreditam que não são capazes, que a confiança em si mesmos acaba ou diminuiu consideravelmente, pensam em desistir, em buscar outros caminhos. A fala da Magda veio trazer ânimo, principalmente em relação ao preconceito racial, mostrando, a partir de sua vivência e sua trajetória de vida, que quem tem problemas é quem ofende, agride, e não a pessoa que é negra, ou pobre, ou baixa, ou gorda, ou grande”, afirma.

“Os pedagogos precisam conseguir perceber quando, em sua sala de aula, seus alunos estão sofrendo algum tipo de preconceito, para assim, poder ajudar, torná-los escritores de uma história de vitórias, de conquistas e não de sofrimento. Na Faculdade La Salle, o curso de Pedagogia, e nós todos, estamos aqui para isso, para melhorar essa visão e diminuir as diferenças existentes na sociedade, seguindo os passos da Rede La Salle”, conclui Gilvani.