Menu

Pensando em apresentar exemplos práticos sobre a integração de culturas, a sustentabilidade de negócios rurais e ainda a tecnologia no campo, o professor Marcelo Brondani, convidou o engenheiro agrônomo Rodrigo Fanzoi de Oliveira, para um bate papo com os acadêmicos dos cursos de Agronegócio e Agronomia da Faculdade La Salle.

Rodrigo, abordou a integração da lavoura e pecuária, e apresentou um estudo de caso da Fazenda Fronteira Nova Ubiratã, onde atua desde 2012. Atualmente contempla a atividade em 300 hectares onde possui lotação de 1000 cabeças de gado de maio a outubro intercalando com o cultivo de grãos.

O assunto abrangeu a implantação de certa elétrica, divisão dos piquetes, compra de gado, melhoramento de carcaça e tipos de coberturas, além das vantagens competitivas de prática de integração, no médio norte do estado.

Entre os objetivos propostos para a atividade pode-se destacar a troca de experiências no processo de implantação da integração na propriedade da família, e a apresentação dos diferentes modelos de integração, dificuldades enfrentadas no dia a dia, além de vantagens do modelo de integração.

“Esse evento possibilitou aos acadêmicos conhecer e debater com um produtor rural, que possui conhecimento técnico na área agronômica, sobre as vantagens e alternativas para implantação do sistema que integra a lavoura e pecuária. Esta é uma prática sustentável e bastante lucrativa para o produtor, além de outros benefícios de manejo”, concluiu o Prof. Marcelo.

 

Entre em Contato