Os acadêmicos do 2º semestre do curso de Gestão da Produção Industrial receberam orientações da 13ª Companhia Independente De Bombeiros Militar - Companhia João Alfaro Duarte, sobre a importância de ações de Prevenção e Combate a Incêndios.

A instrução, está inserida na disciplina de Saúde e Segurança no Trabalho, ministrada pelo professor Anderson Luis Rubio, que pretende proporcionar aos alunos a vivência prática da teoria vista em sala. “Eu particularmente gosto bastante de unir a teoria e a prática, pois acredito que as aulas ficam mais atraentes e os alunos absorvem melhor as informações”, justifica.

No decorrer da noite, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio, Capitão BM Alex Queiroz e a Tenente Nagata, falaram sobre a importância de saber reconhecer a natureza do incêndio e utilização correta dos equipamentos existentes nas instalações.

De acordo com o Capitão, em situações de incêndio é importante manter a calma, seguir as orientações dadas pelos profissionais, obedecer às sinalizações e conhecer os equipamentos de combate a incêndio e seus usos. Eles explicaram, ainda, como ocorre a transmissão do calor, os pontos de temperatura e as principais causas de incêndio.

Antes de receber essa instrução, os acadêmicos já haviam realizado uma análise dos prédios, onde estudaram os extintores de incêndios e saídas de emergências existentes na Faculdade La Salle, que foi apresentado no decorrer do semestre.

“É muito importante que o acadêmico passe pela experiência de práticas, para que o mesmo possa perceber, que a teoria está inteiramente ligado com a prática e esse conhecimento resulta de uma construção contínua, interativa entremeada. A prática da segurança é essencial para promover a proteção e a prevenção de acidentes. Seja em casa ou no trabalho, frequentemente estamos expostos à riscos, então precisamos conhecer e se proteger”, explicou Anderson.