Em 1º de janeiro de 2008, a Sociedade Porvir Científico, Sociedade Civil da Província Lassalista de Porto Alegre assumiu a Faculdade de Lucas do Rio Verde, mantida pela Uni-ão das Escolas Superiores de Lucas do Rio Verde – UNIVERDE. O Credenciamento da UNIVERDE foi concedida pela Portaria Nº 2.653 de 07/12/2001, D.O.U. 10/12/2001. A instituição iniciou com o Curso: 1. Administração - Autorização em 2001 e Reconhecimento em 2007; 2. Ciências Contábeis - Autorização em 2001 e Reconhecimento em 2007; 3. Direito - Autorização em 2004 e Reconhecimento em 2011; 4. Turismo - Autorização em 2006, Reconhecimento em 2011 e Desativação em 2015.

Com a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, Resolução Nº 23/2008, de 17/07/2008, a Faculdade La Salle implantou os Cursos: 4. Pedagogia (Licenciatura) - Autorização em 2010 e Reconhecimento em 2014; 5. Educação Física (Licenciatura) - Autorização em 2010 e Reconhecimento em 2014; 6. Agronegócio (Tecnólogo) - Autorização em 2012 e Reconhecimento em 2015; 7. Gestão da Tecnologia da Informação (Tecnólogo) - Autorização em 2011 e Reconhecimento em 2014; 8. Gestão da Produção Industrial (Tecnológico) - Autorização em 2015, Reconhecimento - aguardando Portaria; 9. Agronomia (Bacharelado) - Autorização em 2016, Reconhecimento aguardando tempo de integralização. A Faculdade foi Recredenciada pela Portaria Nº 693, de 28/05/12, D.O.U. 29/05/12. De um número de 500 alunos para, aproximadamente, 1500 alunos, incluindo os Cursos de Pós-graduação e MBA. A Renovação do Recrendenciamento aconteceu em 2018, com Avaliação Institucional nota 5, aguardando a Portaria do Ministério da Educação. Ainda neste ano, a Faculdade teve o Credenciamento como Polo EAD da Universidade La Salle/Canoas/RS - Portaria Nº 257 de 22/03/2018, D.O.U. 23/03/2018.

Em termos de instalações, em 2008, a Faculdade contava com o Bloco I, com 2.662m² que acolhia todos os Serviços Acadêmicos e Administrativos, Biblioteca e salas de aula da Faculdade e uma ala do Bloco II, com 690m², somente com salas de aula. Já em 2018, Bloco I, comporta todos os setores Acadêmicos e Administrativos, Central de Apoio ao Acadêmico - CAA, Recursos Humanos - RH, Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI, Setor de Infraestrutura e Patrimônio, Gabinetes de Coordenações, Serviço de Atendimento ao Acadêmico - SAA, Auditório, Sala de Reuniões, Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, Laboratório de Informática 1 e 2, Telefonia, Portaria Cozinha e Direções Geral, Administrativa e Acadêmica.

Em 2010 foi completada a segunda ala do Bloco II, com 690m², essencialmente com salas de aula, considerando a autorização dos novos Cursos, totalizando 1.381,45m². Em 2018, este Bloco comporta os Laboratórios de Química e Física, Bromatologia, Sala de Apoio, Entomologia, Prototipagem e Fabricação Digital, Laboratório de Análises Clínicas e o novo Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, ampliado, com sala para Júri Simulado para 2019.

Para implantação dos Cursos Autorizados, houve necessidade de ampliação das instalações. Assim, em 21/02/1915, foi instaurado o Bloco III, com 2.716,17m² compor-tando 21 salas de aula para Graduação e Pós-graduação e MBA, Laboratório de Anatomia, Sala de Dança, Espaço Vida Saudável e Salas de Apoio.

Com a Autorização do Curso de Agronomia e o encaminhamento dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, houve necessidade de aumento de salas de aula e laboratórios específicos para estes cursos. Assim se projetou, em 2015, a construção do Bloco IV, inaugurado em 5/10/2018, com a presença do Ir. Provincial, Ir. Edgar G. Nicodem e representantes do governo municipal, da sociedade civil, egressos, Corpo Docente e Discente e Pessoal Técnico Administrativo da Faculdade. Porém. Sua ocupação se iniciou em agosto de 2018. O Bloco IV, com 7.838,09m² comporta 41 salas de aula, Laboratórios de Gestão de Tecnologia da Informação, Informática, Informática Aplicada, Núcleo de Apoio de Apoio fiscal e Contábil - NAF, Desenho Técnico, Auditório, Laboratório de Física, Arquivo Central e Sala dos Professores. O Bloco de Apoio, com 587,13 m², mantem os laboratórios de Materiais de Construção Civil, Topografia, Geotecnia, Mecânica do Solo, Depósito de Agronomia, Depósitos Institucionais e Depósito de Reagentes Químicos. Com a construção do Bloco IV, a Faculdade La Salle pode abrigar até 3.500 alunos, dos atuais Cursos da Instituição, bem como os outros previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional.

No período, a Faculdade modernizou o espaço de estacionamento dos veículos, com o asfaltamento de 17mil m². Em 2016, implantou o Sistema de Segurança, com o cercamento da propriedade e a construção da Guarita de entrada de 112,55 m², para o controle de ingresso e saída dos usuários da Faculdade.

Em janeiro de 2019, quando acolho a solicitação do Ir. Provincial, para o exercício de outra função na Província La Salle Brasil-Chile, agradeço a Deus, à Mantenedora pelo apoio constante à Faculdade e a todos os membros da Comunidade Acadêmica, especialmente à Diretoria, Setores Acadêmicos e Administrativo, Corpo Doente e Discente pela possibilidade de realizar de forma significativa a missão proposta para esta unidade de Ensino Superior, da Rede La Salle. Também agradeço à cidade de Lucas do Rio Verde, os representantes do governo municipal e organizações sociais que participaram do pro-cesso de construção da Faculdade La Salle. Que Deus, por intercessão de São João Batista de La Salle, fortifique a todos em sua missão/função na educação superior lassalista, na Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde/MT.

Lucas do Rio Verde, janeiro de 2019.

Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc

Diretor Geral - Faculdade La Salle