Menu

No mês de maio, na Rede La Salle, recordamos São João Batista de La Salle, o fundador das Escolas Cristãs, as escolas que levam seu nome e inspiração. A data de 15 de maio é comemorada quando La Salle foi declarado Patrono Universal dos Educado-res, em 1950, pelo Papa Pio XII. A partir deste evento, as comemorações do Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, passaram a ser neste dia; independente da data de seu nascimento, em 30/04/1651 e de sua morte em 7/04/1719, ou mesmo de sua canonização em 24/05/1900. Sua festa litúrgica é comemorada no dia de sua morte, 7 de abril. 

Aproveitamos para relembrar alguns aspectos de sua inspiração que fortalecem sua obra até hoje: - sua fé na educação cristã, como um valor essencial para a pessoa hu-mana, principalmente para os mais pobres e afastados das condições de aprendizagem e formação; - a educação é um exercício de vida que acontece em processos de desenvol-vimento de interação entre educador e educando, iniciando-se na infância e se desen-volvendo na juventude e também na vida adulta; - o valor inestimável do educador co-mo fonte qualitativa da formação dos alunos, de seu preparo e vivência como vocacio-nado a esta missão, paralelamente à fundação das Escolas Cristãs, La Salle foi o institui-dor do Curso de Magistério, para a preparação dos professores, o que se constituiu no Instituto dos Irmãos das Escolas Cristas; - o processo educativo, para ele, está centrado nas competências e habilidades de aprendizagem do aluno, sendo ele o centro da dinâ-mica pedagógica e também participante inerente da pedagogia escolar como da vida escolar. 

Estes aspectos de sua pedagogia perpassam os projetos pedagógicos de todas as Instituições da Rede La Salle, no mundo inteiro e inspiram a atuação de professores e do pessoal técnico-administrativos. 

Que são João Batista de La Salle, Fundador, Pedagogo e Santo, nos ilumina na missão educativa lassalista em Lucas do Rio Verde – MT. 

Lucas do Rio Verde, maio de 2018.
Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc
Diretor Geral - Faculdade La Salle
 

 

Entre em Contato