Durante duas semanas, os professores que compõem o corpo docente da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT participarão das atividades formativas na Jornada Pedagógica.

Tradicionalmente, no início de cada semestre letivo, a instituição realiza a Jornada Pedagógica, que envolve a discussão de diversos temas correlatos ao Ensino Superior, docência universitária e orientações administrativas e acadêmicas como as políticas institucionais e o planejamento estratégico da IES, programas, serviços e atividades como as ações da Pastoral Universitária.

“Buscamos neste momento organizar em conjunto com nossos professores e coordenadores do técnico administrativo, todas as atividades para este primeiro semestre letivo. Entendemos que o fortalecimento das práticas e a troca de experiências nesta formação, são fundamentais para o desenvolvimento educativo eficiente”, destaca Prof. Fernando Cezar Orlandi, diretor acadêmico.

A Jornada Pedagógica desenvolve com os professores uma reflexão sobre temas atuais e importantes para a prática educacional no Ensino Superior e assim a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela Faculdade La Salle.

Neste ano, o tema de abertura foi a Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e superação da violência. Lema: Em Cristo somos todos irmãos (MT 23,8). Para discutir a violência junto com os professores e colaboradores, os representantes da segurança pública e policiais de Lucas do Rio Verde foram convidados pela La Salle para apresentar os dados regionais e as medidas de prevenção e combate a violência.

Alexandre Willian, Secretário de Segurança Municipal de Lucas do Rio Verde, apresentou todos os projetos que estão em andamento no município bem como todos que deverão ser implantados no decorrer de 2018, assim como os resultados já apresentados com as ações implantadas.

Para o Tenente Coronel Mota, Comandante da Polícia Militar de Lucas do Rio Verde, esse tipo de discussão dentro de um ambiente acadêmico, é de extrema importância. “Violência é sempre um assunto bastante polêmico, e de grande interesse público. Hoje, estamos aqui falando com vocês que são formadores de opiniões, e precisamos que vocês reflitam sobre o que de fato é segurança pública e qual sociedade que queremos para daqui alguns anos, quais valores estamos passando aos nossos jovens neste momento”, indagou o Ten Cel.

Para professor da Faculdade La Salle e Promotor do Ministério Público Dr. José Vicente Gonçalves de Souza, que atua na área da infância e juventude há muitos problemas para serem discutidos junto à sociedade. “Precisamos repensar, mudar o foco das cobranças, e ter um maior discernimento, do que é obrigação do município e o que é obrigação do estado quando se fala em segurança pública”, conclui o promotor.