No decorrer de 2018, o Diretor Administrativo da Faculdade La Salle, Prof. Paulo Renato Foletto, e o Coordenador do Grupo de Projetos em Soluções para o Agronegócio e Tecnologia da Informação, Prof. Vitor Righi visitaram diversas Universidades no Rio Grande do Sul, em busca de informações para a implantação do InovaLaSalle, um ecossistema de inovação, previsto para 2019.

Além de diversas reuniões e estudos, no último dia 12, os coordenadores administrativos, pedagógicos e a direção da Faculdade La Salle, esteve reunida, participando de um processo de imersão, com o objetivo de definir uma proposta de valor para o Ecossistema de Inovação da IES.

De acordo com Vitor, responsável pela idealização e implantação deste projeto, durante a imersão foi revisto todo o projeto que vem sendo estruturado durante todo o ano, e ainda abordado conceitos de inovação e transformação digital. “No decorrer da imersão, utilizando a metodologia de Design Thinking, propomos quatro eixos para os presentes criarem uma proposta de valor para o Inova La Salle”, explica.

Os quatros eixos trabalhados foram: 1) Interação com as escolas da região (ensino básico e médio); 2) Interação com os cursos das IES; 3) Interação com a indústria e comércio da região; e 4) Interação com as esferas do governo.

“Momentos assim são importantes pois queremos fazer uma construção colaborativa para que todos entendam o que é o Ecossistema e façam parte da construção deste grandioso projeto. Com certeza teremos mais momentos como este até a implantação do InovaLaSalle”, enfatiza o idealizador do projeto.

O projeto InovaLaSalle será composto por laboratório maker, laboratório de criatividade, espaço de coworking e salas para incubadora de startups, e deverá estar à disposição de todos os colaboradores, acadêmicos e comunidade externa no primeiro semestre de 2019.