Teve início nesta segunda-feira, 30 de janeiro, a formação dos professores lassalistas para o 1º semestre letivo de 2017.

A Jornada envolve a discussão de temas da formação educativa técnica e pedagógica. O ano letivo na Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde inicia com 53 professores, onde destes 66% possuem titulação de Mestrado ou Doutorado.

A Jornada Pedagógica é uma preparação acadêmica, realizada em dois momentos ao longo do ano e destinada aos profissionais docentes e coordenadores de setores do técnico administrativo.

Na noite de abertura, o Prof. Dr. Cledes Antônio Casagrande, irmão lassalista e Vice-Reitor da Unilasalle Canoas, abordou o Plano de Formação educativa. Ir. Cledes, compartilhou o posicionamento global da missão das Instituições Lassalistas e lembrou do compromisso de educação humanizada no ensino básico e superior.

Na terça-feira, 31 de janeiro, no primeiro momento foi abordado do tema da Campanha da Fraternidade 2017: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”. A proposta e a discussão do tema foi intermediada pelo Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, Diretor Geral da Instituição.

No segundo momento, os professores em conjunto com os coordenadores de cursos fizeram a elaboração dos planos de ensino das disciplinas. A atividade foi realizada pelos grupos nos laboratórios de informática.

Na terceira noite de Jornada Acadêmica, 01/02, foi realizado junto com os professores e coordenadores, um estudo e partilha do livro ‘Professor na Hora da Verdade”, de autoria do Professor Marcos Tarciso Masetto. “Nós precisamos sempre reformular o método de ensino em sala de aula, porque o cenário na sala de aula mudou, bem como a tecnologia e o perfil do aluno. Antigamente o conhecimento estava centrado no professor. Agora o conhecimento está disseminado a quem o procurar. O ensino e a aprendizagem precisam ter a colaboração de duas partes: aluno e professor”, explicou o Prof. Fernando Cezar Orlandi, Diretor Acadêmico.

A obra que inspira o estudo dirigido traz reflexões e propostas de métodos didáticos e de atração em sala de aula. “O Prof. Marcos Masetto é um dos estudiosos que mais se dedicam no país à didática do ensino superior, com muitos livros publicados. O material do professor foi introduzido nos eventos pedagógicos da Faculdade La Salle em 2016, quando no início do segundo semestre participou de uma Jornada Acadêmica com os nossos docentes”, explicou ainda o Prof. Fernando Orlandi.

A Jornada Pedagógica 2017/1, continua no próximo sábado, 04/02, a partir das 8 horas, com apontamento de temas cristãos, do planejamento estratégico e questões acadêmicas para este ano.