O Curso de Agronegócio da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde iniciou, no dia 21 de maio de 2016, o “I Ciclo de Palestras do Agronegócio: Atualidades do Agronegócio Brasileiro”, promovido pelos acadêmicos do 5º semestre do Curso.

·  Veja aqui a notícia completa!

·  Veja aqui o vídeo da primeira etapa do evento!

O evento, cujo objetivo é oportunizar aos alunos e futuros Gestores do Agronegócio contatos profissionais, adquirir responsabilidade perante a sociedade, trabalhar em equipe e proporcionar à comunidade a disponibilidade de troca de experiências e atualização de informações, foi concluído com sucesso no último sábado (11), quando foi realizada a 2ª e última etapa do Ciclo.

A programação deste sábado contou com a realização de mais três palestras, as quais foram organizadas e coordenadas pelos acadêmicos da turma.

A primeira palestra, que tratava sobre o Melhoramento Genético do Milho, foi proferida pelo Sr. Justino Luiz Mario, Pesquisador da empresa Limagrain Brasil S.A LG Sementes. Em sua abordagem, Justino apresentou imagens do Centro de Pesquisa de Milho em que ele realiza as pesquisas, e explanou sobre o Melhoramento Genético do Milho – Uma História de Sucesso, destacando assuntos como Genoplasma e Sementes Híbridas. O palestrante abordou ainda temas como: aspectos da Origem e Evolução do Milho; Pesquisa e Melhoramento – Estratégia, Objetivos e Prioridades, Desenvolvimento de Linhagens e Híbridos; Doenças importantes na cultura do milho; Processo de Polinização e Fertilização do Milho; Centros de Pesquisa – critérios para a escolha de locais, entre outros tópicos.

Veja aqui as fotos do evento!

Dando sequência à realização do evento, foi ministrada a palestra intitulada “Associativismo e Cooperativismo”, proferida pelo Sr. Eledir Pedro Techio, Presidente da Cooperativa SICREDI Ouro Verde. O palestrante explanou sobre as definições de Associativismo e Cooperativismo, falou sobre a importância de uma cooperativa em uma comunidade, também destacou os principais desafios atuais e quais são as cooperativas no Brasil e no Mundo. Em sua abordagem, Eledir abordou um pouco sobre sua trajetória, e falou sobre a importância de uma atuação em coletivo, sempre reforçando a palavra “NÓS” e não “EU” para se dirigir ao Cooperativismo.

Finalizando a programação do I Ciclo de Palestras do Agronegócio, os presentes puderam assistir à palestra sobre “Análise de Custeio Agrícola e Financiamento” com o Sr. Ivan Cozer, Professor e Administrador. Ivan iniciou sua abordagem falando sobre a história do crédito rural – Revolução Verde, década de 50. O palestrante falou também sobre o Proagro (1973) – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária; Programas de Incentivos: PROAME, PRONAF; Linhas de Crédito – Programa de Securitização das dívidas dos agricultores; Evolução dos Programas de Crédito Rural, entre outros pontos. Ivan explanou ainda sobre “Planos de Safra” – estratégias de produção agropecuária instituindo medidas de incentivo à produção. De acordo com ele, hoje os sistemas de Planos Safra oscilam muito, e não há grande controle sobre a produção. Após, o palestrante abordou os pilares da Administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle), que, segundo ele, são fundamentais para a Agricultura Empresarial, onde exige-se tecnologia e conhecimento.

Aos acadêmicos, professores e demais envolvidos na organização do I Ciclo de Palestras, parabéns por mais este evento que pôde contribuir significativamente para a formação acadêmica, vindo ao encontro de nossa Missão Institucional de “Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana através do ensino, da pesquisa e da extensão, comprometida com a transformação da sociedade local e regional”.