Na semana de 14 a 18 de maio, aconteceu a quarta edição da Semana das Licenciatura, promovida pelos cursos de Pedagogia e Educação Física da Faculdade La Salle.

O evento trouxe o tema “Ações Pedagógicas: a Diferença na Aprendizagem da Educação Infantil ao Ensino Médio”, abordado em palestras, oficinas e a apresentação de seminários com trabalhos dos acadêmicos. Durante toda semana, apresentações culturais como ballet, frevo, street dance, música clássica, e voz e violão abriram as noites do evento.

A professora Ma. Roberta Valeria Guedes de Lima da ANEC - Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, proferiu a palestra da primeira noite, e tratou sobre a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e as exigências da formação docente na educação.

No decorrer da semana os acadêmicos de Pedagogia e Educação Física realizaram as apresentações de trabalhos e estudos científicos no Seminário Integrador, além de prática em diversas oficinas nas respectivas áreas.

A IV Semana das Licenciaturas foi encerrada na sexta-feira, dia 18/05 com a professora Ma. Andresa Cristina Damaceno Liberali, da Faculdade FASIPE – Sinop, que ministrou uma palestra com o tema “É Permitido Brincar? Um Estudo Sobre o Movimento Lúdico no Espaço Escolar”. Ela salientou a importância das escolas trabalharem a ludicidade com as crianças da educação básica. “Precisamos entender que, não é porque a criança entrou na primeira série que ela deve apenas estudar e não pode mais brincar, pelo contrário, nessa fase eles aprendem muito brincando, com a simbologia e associações”, explicou.

Participaram da Semana das Licenciaturas acadêmicos dos cursos de licenciatura da Faculdade La Salle e de outras instituições, além de profissionais da área educacional da região. “O profissional de educação precisa buscar a constante atualização de temáticas educativas. Por isso, nós que formamos os professores de Pedagogia e Educação Física temos a missão de oferecer durante a caminhada acadêmica, uma formação efetiva e inclusiva. A semana incluiu a troca de experiências e acreditamos que isso seja extremamente válido para a formação pessoal e profissional de nossos alunos”, finalizou Prof. Me. Carlos Casagrande, coordenador dos cursos de licenciatura da Faculdade La Salle.