Em julho deste ano, o Programa de Mobilidade Acadêmica da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde recebeu oito estudantes franceses, que cursaram disciplinas dos cursos de Agronomia e Agronegócio durante todo 2º semestre de 2018.

No decorrer do intercâmbio, os acadêmicos desenvolveram o “Projeto do Alho” e o projeto “Aspectos biológicos de Euschistus heros (Hemiptera: pentatomidae) sob efeito de diferentes combinações de dieta natural". Os resultados dos projetos foram apresentados aos diretores e coordenadores da Faculdade La Salle no último dia 12, marcando assim o encerramento do semestre.

Além disso, no horário inverso as aulas, os alunos estrangeiros cursaram a disciplina de Língua Portuguesa, para que tivessem melhor entendimento das disciplinas ministradas durante o intercâmbio.

Barbara Luiz Bertoldi, responsável pela Mobilidade Acadêmica da IES, explica que o projeto aconteceu em parceria com o Institut Polytechnique La Salle Beauvais (ISAB – França) que é uma das universidades conveniadas com a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, permitindo assim esse intercâmbio entre os acadêmicos. “Assim como a França mandou acadêmicos para o Brasil, nossos acadêmicos também podem ir a França e estudar durante um semestre para viver esta oportunidade de troca de experiências no campo de atuação profissional, além de poder compartilhar as diferenças culturais com os estudantes internacionais”, comenta.

Além da França, Bárbara salienta que existem outros países como México, Portugal, Espanha, China, Argentina, Colômbia, Filipinas, Bolívia, Costa Rica, Estados Unidos e Nicarágua que possuem instituições conveniadas com a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, que podem receber nossos acadêmicos através da Mobilidade Acadêmica.

“Em nosso site constam todas as informações para os acadêmicos interessados em realizar um intercambio, seja ele de longa ou curta duração. Para aqueles que não podem sair do Brasil neste momento, temos o programa de acolhimento, ou seja, você recebe um aluno estrangeiro na sua casa, vivendo assim essa troca de culturas e o aprimoramento da língua, assim como aconteceu com os oito franceses neste ano, que foram recebidos por famílias de nosso município”, salienta Barbara.

As informações sobre a Mobilidade Acadêmica e sobre o Acolhimento ao Aluno Estrangeiro estão disponíveis no site da Faculdade La Salle, na aba Intercâmbio Acadêmico.

Acesse a página, escolha seu programa e participe desta experiência ímpar!