Na noite do último dia 16, os acadêmicos do 2º semestre de Agronomia participaram de uma palestra com tema “Cooperativismo”, ministrada pelo presidente da Cooperativa Regional de Prestação de Serviço e Solidariedade (Coperrede), Nilfo Wandscheer.

Os estudantes puderam entender um pouco de como se constitui uma cooperativa, o funcionamento, gestão e seus objetivos. “A nossa cooperativa tem como objetivo fortalecer e promover a sustentabilidade da propriedade rural, articular a comercialização da agricultura familiar, com base no comércio justo e solidário, bem como no apoio às famílias camponesas na formação e educação", explicou Nilfo.

De acordo com a professora proponente, Thaís Barros, trazer o produtor para o mundo dos acadêmicos é sempre muito positivo, pois com isso viabiliza-se o contato entre o produtor familiar e os alunos, ampliando o conhecimento da teoria ensinada em sala de aula. “Dentro da disciplina de Sociologia, Comunicação e Extensão, essa palestra é um exemplo prático de funcionamento e gestão de uma cooperativa, facilitando assim a absorção do conteúdo”, justifica Thaís.