AMATRA e Faculdade assinaram Convênio de Colaboração para Pós-graduação em Direito do Trabalho.

Na última segunda-feira (14), a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT assinou o Convênio de Colaboração com a AMATRA 23ª REGIÃO MT – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Na ocasião, por parte da Associação, estiveram presentes: o Dr. Aguinaldo Locatelli, atual Juiz Presidente, o Diretor da ESMATRA (Escola Superior da Magistratura do Trabalho) - Mato Grosso, Dr. André Araújo Molina, e o Dr. Ivan José Tessaro, ex-presidente da AMATRA. Por parte da Faculdade La Salle: o Diretor Geral da Faculdade La Salle, Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, o Diretor Acadêmico, Prof. Fernando Cezar Orlandi, o Diretor Administrativo, Prof. Paulo Renato Foletto, a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Profa. Marisa Claudia Jacometo Durante, e o Coordenador de Marketing, Felipe Alberto Wandscheer.

O convênio trata de um acordo de colaboração mútua para o desenvolvimento e realização de estudos, e com vistas à oferta do Curso de Pós-graduação lato sensu em Direito Individual, Coletivo e Processual do Trabalho, curso este com inscrições abertas pelo site www.lasalle.edu.br/faculdade/lucas/posgraduacao/pos-direito-indiv-coletivo-proces-trabalho

A AMATRA já possui forte tradição na oferta de cursos de pós-graduação na capital, Cuiabá, e por meio do convênio expande sua atuação ao interior do estado. “Vejo como uma oportunidade de cumprir nossas atribuições, de levar ensino pela Esmatra e pela Faculdade La Salle à sociedade e principalmente o aperfeiçoamento do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Se trata de uma Pós-graduação que administramos em Cuiabá, temos atualmente três turmas, e conforme parceria entre nós e a Faculdade La Salle, poderemos levar este curso para Lucas do Rio Verde e toda região. Com professores altamente qualificados, tanto em titulação acadêmica quanto em experiência, já que grande parte são professores e juízes da área do trabalho”, destacou o Dr. Aguinaldo Locatelli.

Em relação à demanda por questões trabalhistas, Dr. Aguinaldo lembra que Lucas do Rio Verde está em uma região próspera e com um IDH excelente e por ser ligada ao agronegócio e à indústria frigorífica possui um alto índice de empregos e assim, por consequência, gera um número grande de demandas. “Temos observado em ações regionais que embora empresas tenham cumprido com as normas trabalhistas na medida do possível, no entanto, há sempre questionamentos, interpretações ou em alguns casos descumprimentos, e assim as ações cada vez mais buscam esse direito do trabalhador, que em alguns momentos são lesados”, destacou. Dessa forma, Locatelli lembra que é algo natural quando há um maior número de empregos e economia próspera, e este curso vai naturalmente ao encontro desta necessidade, de qualificar os profissionais do direito, dar uma maior assessoria às empresas e aqueles que advogam para o trabalhador possam pleitear eventuais direitos que os empregadores possam estar descumprindo.

Assim, aperfeiçoando os profissionais, todos serão favorecidos. “O advogado preparado, ou recém-formado que pretende prestar concurso, quando melhor qualificado, terá uma melhor defesa e assim, com uma boa prestação de serviços na área do direito, fará com que as próprias decisões da Justiça do Trabalho, sejam mais equânimes e toda a sociedade ganha”. Logo, esta qualificação eleva o nível do direito e processo do trabalho e, por conseguinte, torna-o mais justo. “Não fazer o empregador pagar mais do que deve e nem o empregado receber mais do que deveria e quando não houverem direitos a ação será improcedente. Deste modo, buscamos oferecer a conjugação perfeita entre a prática e a doutrina aos operadores do direito”, finalizou o Dr. Aguinaldo.

Para o Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc, Diretor Geral da Faculdade La Salle, “O Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade La Salle proporciona a visão de crescimento da IES em termos de cursos de Graduação e Pós-graduação. O Convênio assinado com a AMATRA, além da integração da Faculdade com os Magistrados da Justiça, garante a oportunidade de formação dos advogados nas áreas de interesse dessa associação. Também a Faculdade cumpre sua missão da continuidade da formação permanente dos bacharéis em Direito, da Faculdade La Salle e de outras instituições”, declarou.

O CURSO

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Individual, Coletivo e Processual do Trabalho será ofertado na modalidade presencial, com aulas mensais realizadas às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 18h.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

O curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Individual, Coletivo e Processual do Trabalho é ofertado na Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde/MT, localizada na Avenida Universitária, 1.000W, Bairro Bandeirantes, Lucas do Rio Verde – MT, CEP: 78455-000.

COORDENAÇÃO DO CURSO

A coordenação do curso é de responsabilidade do NPPGE – Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade La Salle.

VAGAS

São disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas, sendo que se exige um número mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos matriculados para que o curso seja ofertado.