Menu

Na última sexta-feira (15/01), a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT formou novos profissionais dos Cursos de Educação Física, Pedagogia e Gestão da Tecnologia da Informação. Trata-se de mais uma etapa na formação pessoal e profissional destes formandos. E a cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos dessa jornada. Nela se compartilha a alegria e a felicidade do sucesso com as pessoas mais queridas, e se expressa o reconhecimento para com aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.

Além disso, a Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários, pais e acadêmicos externam seus sentimentos de que a missão da Instituição de “promover o desenvolvimento integral da pessoa humana, através do ensino, da pesquisa e da extensão, comprometida com a transformação da sociedade local e regional”, foi cumprida. Assim, após cumprir todos os atos legais, conforme a legislação vigente e as normas regimentais, bem como tendo participado de todas as atividades formativas da Faculdade, os formandos receberam o Grau Acadêmico, na Câmara Municipal de Vereadores.

Ao todo, 52 formandos viveram a emoção da conclusão do Ensino Superior, sendo 32 licenciados em Educação Física, 11 Licenciados em Pedagogia e 10 Tecnólogos em Gestão da Tecnologia da Informação.

Esta foi a terceira turma de Educação Física a colar grau na IES. Os concluintes de Pedagogia integram a segunda turma graduada do curso e iniciaram os estudos no ano de 2012, e os concluintes de Gestão da T.I integram a segunda turma do Curso, iniciada em 2013.

 

Além de familiares e amigos dos formandos, o evento contou com a presença de autoridades acadêmicas  e municipais, que compuseram a mesa oficial da sessão solene: Prof. Dr. Nelso  Antonio Bordignon, fsc, Diretor Geral da Faculdade La Salle; Prof. Fernando Cezar Orlandi, Diretor Acadêmico; Prof. Paulo Renato Foletto, Diretor  Administrativo; Profa. Marisa Claudia Jacometo Durante, Coordenadora do Curso de Gestão da T.I; Prof. Moacir Juliani, Coordenador do Curso de Educação Física e Paraninfo da Turma de Educação Física, e Professor Homenageado da Turma de Pedagogia; Profa. Janete Rosa da Fonseca, Coordenadora do Curso de Pedagogia e Paraninfa da Turma de Pedagogia; Prof. Leandro de Souza, Paraninfo da Turma de Educação Física; Sr. Carlos Alberto Eilert, Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região Mato Grosso; Sra. Elaine Benetti Lovatel, Secretária Municipal de Educação, representando o Prefeito Municipal, Sr. Otaviano Pivetta.

Alunos homenageados

A Instituição tem por hábito homenagear os três alunos que apresentaram melhor desempenho acadêmico durante todo o Curso. De acordo com a Resolução do Conselho Pedagógico n.º 99/2011, os discentes precisam preencher alguns requisitos, como ter cursado na Faculdade La Salle pelo menos 75% da carga horária do curso de graduação; ter atendido às normas do Regimento; e ainda, ter 100% do aproveitamento acadêmico.

Os formandos que obtiveram as melhores classificações foram:

Educação Física:

1º: RODRIGO ALEXANDRE DOS SANTOS.

2º: ANDERSON GUSTAVO BRAUN.

3º: JAQUELINE DOS SANTOS SOARES.

Pedagogia:

1º: ROSIANE CRISTINA MAKIYAMA BOURSCHEID.

2º: PATRICIA DE SOUZA LOPES MORAIS.

3º: JOSIELE PIREZ DOS SANTOS DUARTE.

 

O formando com melhor média da turma de Educação Física, Rodrigo Alexandre dos Santos, falou sobre sua conquista: “Eu não esperava sinceramente essa colocação, mas sei que trabalhei para isso durante os três anos na faculdade. Mas tive a contribuição de muitas pessoas por trás de mim me apoiando sempre, tanto os professores quanto os orientadores, sempre me apoiaram bastante, me ensinando bastante durante essa caminhada. Principalmente meus familiares contribuíram muito nesse momento em toda essa formação que eu tive dentro da faculdade”.

 

Já a formada Rosiane Cristina Makiyama Bourscheid, classificada com melhor média da turma de Pedagogia, falou sobre a emoção da conclusão do sonho: “Nesse dia, para mim, não existem palavras para expressar a alegria e a emoção de estar aqui hoje, como licenciada em Pedagogia. É difícil hoje em dia porque nós temos que unir forças para encarar esse ensino superior, a partir do momento que sou mãe, trabalhava fora, e era preciso unir forças para que à noite tivesse ainda ‘pique’ para estudar. Então foram muitas noites em claro, muitos finais de semana sem passear, em prol da minha formação. Eu me sinto honrada de estar hoje me formando aqui na Faculdade La Salle, que trouxe grandes contribuições e aprendizados para minha vida pessoal e profissional também. Sobre sua melhor colocação entre a turma, ela declarou que “não esperava receber este prêmio, fiquei surpresa, mesmo porque meus colegas são pessoas muito esforçadas e todos merecem também receber esta homenagem porque todos, assim como eu também, temos dificuldades e temos restrições”.

 

Ao final dos atos protocolares, o Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc, Diretor Geral, apresentou alguns dados sobre a educação brasileira e alguns de seus problemas, como por exemplo o baixo índice de brasileiros que possuem Ensino Superior, principalmente dos cursos de licenciatura, ou seja, na área de educação. De acordo com ele, em 2010, ingressaram 392.185 alunos em cursos de licenciatura. Após quatro anos, o número de concluintes chegou a 201.011 (51%). No ano de 2013, das 990.559 vagas que foram oferecidas, apenas 468.747 foram preenchidas (47%) (152.397 em instituições públicas e 316.350 em privadas). Especialistas estimam que o Brasil precisará de dois milhões de novos professores até 2024 para cumprir as metas do Plano Nacional da Educação (PNE). Dr. Nelso enfatizou ainda que, mesmo com todas essas discrepâncias, a Faculdade La Salle tem se dedicado à missão de formação de novos educadores: “Mesmo com as limitações institucionais e pessoais dos formandos, aqui estão estes novos licenciados em Educação Física (32) e Pedagogia (11) que se inserem na sociedade como Profissionais da educação”, lembrou.

 

Parabéns aos novos profissionais, que com empenho se dedicaram durante estes anos de formação e receberam o grau acadêmico! Desejamos sucesso nesta nova etapa de suas vidas, e que São João Batista de La Salle, fundador da Rede La Salle e padroeiro universal dos educadores, abençoe a todos.

Veja aqui o álbum de fotografias da Colação de Grau!

Veja também o álbum de fotografias da Celebração Eucarística de Formatura e veja aqui a notícia completa da Celebração!

Entre em Contato