Menu

A Coordenadora do curso de Agronomia da Faculdade La Salle, Professora Ma. Camila de Aquino Tomaz participou, na primeira semana de novembro, do 69º Curso de Diagnóstico Completo de Qualidade de Sementes de Soja, promovido pela Embrapa Soja, em Londrina-PR.

O objetivo do 69º DIACOM é apresentar tecnologia adequada para avaliar corretamente a qualidade das sementes de soja e identificar as causas de descarte de seus lotes devido à baixa germinação no teste de laboratório. Os participantes do curso tiveram acesso a conhecimentos gerais suficientes que permitem realizar o teste de tetrazólio e patologia de sementes, com qualidade e precisão.

De acordo com Camila, o teste de tetrazólio permite conhecer a viabilidade e o vigor da semente sem as interferências do processo de infecção causado por patógenos que a acompanham. Já o teste de patologia de sementes, através do método do papel de filtro umedecido, permite identificar os principais fungos que interferem no teste padrão de germinação.

As informações fornecidas por estes dois testes permitem o Diagnóstico Completo (DIACOM) da(s) causa(s) do(s) problema(s) de qualidade na semente de soja, ao nível de laboratório de análise. Assim, através do DIACOM, é possível evitar o descarte de lotes cujas causas de baixa qualidade no teste de germinação sejam Phomopsis spp. e Fusarium pallidoroseum (syn. F. semitectum). Outro aspecto importante é a possibilidade de identificação dos patógenos importantes para a qualidade da semente, permitindo a seleção do(s) fungicidas mais adequado(s) para o seu tratamento.

“Esse curso está na 69ª edição, e sempre envolve muito conhecimento e troca de experiências sobre a área de sementes no país. Eu sempre quis fazer esse curso, e agora, a Faculdade La Salle me proporcionou essa oportunidade ímpar. Em breve espero concretizar os projetos levantados nesse curso que foi ministrado pelos pesquisadores mais renomados em qualidade de sementes no Brasil”, comemora a Coordenadora.

 

Entre em Contato