Comunicação

Basicamente, comunicação e marketing se consistem em relacionamentos. Numa instituição de ensino, todos os públicos são elementos responsáveis pela imagem junto aos públicos externos, cabendo à comunicação institucional executar apenas parte de todas as ações que influenciam essa percepção.

O ambiente físico, os professores, dirigentes, pesquisadores, funcionários administrativos e até fornecedores terceirizados, que convivem no ambiente interno da instituição, são alguns dos difusores da imagem institucional. Cada momento de interação com os diversos públicos de uma organização transmite uma imagem, que pode ou não estar de acordo com a identidade pretendida, sinalizando a eficiência de suas atividades e aumentando as possibilidades de se obter novos recursos ou não.

Partindo-se desse princípio, a função de Assessoria de Comunicação e Marketing nada mais é do que a de facilitar todo esse relacionamento, seja ele interno ou externo. Mas, para que se possa ter um ótimo relacionamento e difundir de forma positiva a identidade, é necessário um esforço conjunto de todos na busca dessa meta comum.

Por isso a importância da participação de todos (alunos, professores, colaboradores e demais pessoas vinculadas à instituição) nesse processo de relacionamento, objetivando a melhoria contínua.

A Comunicação e Marketing da Rede La Salle é um conjunto de diretrizes e ações estratégicas que objetivam orientar, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento de uma organização com seus diversos públicos de interesse.

Algumas estratégias de comunicação da Rede La Salle:

- Promover o envolvimento dos diversos setores nas estratégias comunicacionais, potencializando os ganhos desta atividade para a instituição como um todo;

- Zelar pelo uso adequado da marca lassalista no ambiente impresso ou digital;

- Promover eventos culturais e esportivos que contribuam para a integração e fortalecimento da Rede La Salle;

- Propor critérios para parcerias e apoios institucionais;

- Utilizar os processos seletivos para comunicar os valores da Rede La Salle;

- Divulgar a Rede La Salle junto às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares;

- Divulgar a Rede La Salle e os cursos das unidades a ela vinculados nas paróquias das respectivas cidades/regiões;

- Apoiar as decisões que são realizadas com as famílias dos alunos, em todos os níveis do ensino;

- Criar campanhas institucionais de comunicação, valorizando valores e diferenciais da marca.

Funções Primordiais:

1. Primar pela comunicação integrada;

2. Promover o relacionamento com a comunidade acadêmica e regional;

3. Assessorar as atividades de planejamento da IES;

4. Coordenar pesquisas de mercado;

5. Auxiliar no fomento do conhecimento;

6. Promover o desenvolvimento sustentável;

7. Auxiliar no planejamento de ações e eventos da Instituição;

8. Assessorar e ser fonte de informações para a imprensa;

9. Realizar atualizações no website da Faculdade;

10. Desenvolver o relacionamento por meio de redes sociais;

11. Desenvolver estratégias relacionadas ao Marketing Educacional;

12. Planejar e executar o Informativo La Salle;

13. Realizar ações voltadas à captação de novos alunos;

14. Realizar ações voltadas à fidelização e redução da evasão dos atuais alunos;

15. Realizar ações voltadas à redução da inadimplência;

16. Melhorar os processos de comunicação e avaliação;

17. Manter uma comunicação relevante com os ex-alunos (egressos); e

18. Aprimorar a Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Assessoria de Comunicação e Marketing

Coordenadora de Comunicação e Marketing: Patrícia Taís Lunkes | patricia.lunkes@faculdadelasalle.edu.br

Analista de Comunicação e Marketing: Renata Jacomelli Teixeira | renata.teixeira@faculdadelasalle.edu.br

Auxiliar de Marketing: Felipe dos Santos | felipe.santos@faculdadelasalle.edu.br