Avaliação Institucional

A avaliação institucional vem sendo realizada desde o ano 2005 a qual tem como foco a avaliação dos cursos de graduação e a perspectiva metodológica, estrutura organizacional, estrutura física e sua sustentabilidade.

Este é o relatório de atividades de auto-avaliação da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, o qual se constitui num referencial para todos os envolvidos com o processo de avaliação institucional e comprometidos com a melhoria permanente da qualidade da educação superior. Ele contempla uma segunda etapa do processo que compreende o ano letivo 2009.

Considerando a missão da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde de “Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana através do ensino, da pesquisa e da extensão, comprometida com a transformação da sociedade local e regional”, a comissão própria de avaliação (CPA) tem como objetivo realizar a autoavaliação institucional para dar subsídios às políticas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação da Faculdade. Porém, somente a avaliação sem os necessários estudos, não muda nada. É necessário que as instâncias decisórias da Faculdade se alimentem da avaliação e usem os relatórios para embasar suas tomadas de decisão.

Desse modo, a auto-avaliação institucional vem sendo utilizada como um mecanismo qualificado para compreender as diversas atividades e funções que são desenvolvidas pelas instituições de ensino superior. Dentro das abordagens que podem ser feitas em relação a que tipo de avaliação deve ser realizada nas instituições de ensino superior, a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde procura desenvolver a avaliação institucional como um processo de aprendizagem que permita conhecer a instituição para possibilitar a compreensão das dificuldades que se apresentam, dos equívocos que se processam e sobretudo, potencializar as condições necessárias para construir uma melhor qualidade na Instituição.

Esta comissão identificou, a partir das dez dimensões (conforme Lei nº. 10.861/04 art. 3º), as demandas e potencialidades da instituição, conforme relatatório da CPA.