A Faculdade La Salle Estrela por meio da UniLaSalle de Canoas dá mais um passo em evolução de conhecimento e oferece no segundo semestre de 2018 o Curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. Ele será todo ministrado de forma presencial em Estrela. Serão 30 vagas.

Para participar do curso é preciso passar por um processo de seleção que também será realizado em Estrela. As inscrições ocorrem de 22 de maio a 10 de julho de 2018, na Secretaria Acadêmica da Faculdade (Rua Tiradentes, 401 – Centro – Estrela).

Como é o curso

O curso de Mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC) da UniLaSalle Canoas. O mestrado profissional é um diploma equivalente ao de mestrado acadêmico, autorizando o titulado a atuar no Ensino Superior.

Sua vantagem em relação a um curso acadêmico é a ênfase no impacto social da pesquisa científica: para além de uma dissertação, o Mestre Profissional gera uma série de produtos técnicos que contribuem para  que sua pesquisa repercuta imediatamente na sociedade – em organizações, instituições, empresas, etc. Trata-se, portanto, de um processo de formação que enfatiza a inserção profissional para além dos muros da Universidade.

Entrevista com a Diretora Acadêmica, Andréa Gerhardt

- Qual o diferencial deste curso?

Andréa - Este curso é interdisciplinar, ou seja: diversas áreas do conhecimento podem desenvolver seus estudos e pesquisas na área de Memória Social e Bens Culturais. Além disso, é um mestrado oferecido em nossa região pela UNILASALLE que ocorrerá totalmente em Estrela, com aulas nas sextas-feiras e sábados, o que permite estudar na nossa região, sem a necessidade de deslocamento e podendo manter seus compromisso profissionais.

Outro diferencial é a conclusão do curso: o aluno pode optar entre fazer a dissertação ou desenvolver um produto (livro, vídeo, cartilha, etc) para defender no final do Mestrado.

- Qual a duração e como é processo de conclusão dele?

Andréa - O curso tem duração de 12 a 24 meses, sendo que as disciplinas ocorrerão a partir de agosto e no início do próximo ano. Após, o aluno terá até agosto/2020 para desenvolver o trabalho de final de curso (que poderá ser uma dissertação ou um produto desenvolvido), com orientação de professores mestres e doutores do Unilasalle.

- O que esse curso representa de avanço tanto para a região como para a faculdade?

Andréa - Este curso representa a riqueza de fazermos parte da Rede La Salle, que está presente em mais de 70 países e demonstra as possibilidades de troca entre as instituições da rede.

Muitas pessoas terão a oportunidade de realizar seus estudos a nível Strictu Sensu (Mestrado) aqui na região, com a qualidade da La Salle e com horários que permitam se qualificar e trabalhar ao mesmo tempo.

Foto Divulgação La Salle