Menu

A quinta edição do Gestão Ambiental em Foco, evento promovido pelo curso de Gestão Ambiental da Faculdade La Salle levou acadêmicos e especialistas em suinocultura a refletirem sobre o setor que envolve, entre empregos diretos, indiretos e efeito renda, 1 milhão de pessoas no Rio Grande do Sul. Em destaque, três palestrantes que lidam diariamente na área, relataram suas experiências com a suinocultura.

O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, apresentou um retrato da suinocultura gaúcha e brasileira. Relatou como o setor se comporta e quais as tendências na produção e no mercado. Discorreu sobre as ações que são tomadas pelo segmento em relação ao meio ambiente e foi convicto: “Eu não tenho medo de dizer que  95% dos suinocultores respeitam as normas e seguem a legislação ambiental. Fazem aquilo que precisa ser feito para poder produzir sem que os dejetos da produção sejam causadores de poluição no meio ambiente, natureza, ou rios.”

Folador diz que a consciência do produtor voltada para isso é muito grande porque se ele não seguir o que a legislação impõe, terá dificuldades para vender suínos à cooperativas ou empresas integradas. “Os dejetos produzidos são utilizados como adubo para pastagem a fim de melhorar a produtividade e produção de grãos.” Embora sejam apenas sete mil produtores em todo o Estado, o efeito renda que o setor gera é amplo. Hoje, cerca de 250 mil pessoas vivem da suinocultura no Vale do Taquari, do produtor até a gôndola final.

Na noite, falaram também o biólogo do Departamento de Meio Ambiente de Capitão, Ari Strapazzon que relatou a experiência obtida com a suinocultura do seu município. Já o  engenheiro ambiental Rodrigo Leonhardt, discorreu sobre sua experiência da Cooperativa Languiru em relação aos resíduos.  O quinto Gestão Ambiental em Foco é uma iniciativa do curso de Gestão Ambiental em parceria com a Prefeitura de Estrela, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente que está sendo organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico por meio da Sala Verde. 

Entre em Contato