Menu

De acordo com as estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública foram registrados nos primeiros seis meses deste ano, 265 casos de furtos e cem ocorrências de roubos em Estrela. Devido a esse volume de casos, recentemente comerciantes se uniram para pedir por mais segurança pública na cidade. A Faculdade La Salle Estrela é parceira e quer auxiliar no processo. Por isso, no próximo sábado dia 7 de outubro, realiza a pesquisa de Satisfação do Eleitor de Estrela edição 2017. Além de contemplar questões relativas à gestão do município, este ano a pesquisa foi ampliada no quesito segurança pública.

O Diretor Geral da Faculdade, Irmão Marcos Corbellini, explica que é de extrema importância a participação das pessoas. “A pesquisa será rápida e não é preciso se identificar.” Salienta que é uma forma do eleitor dizer se está ou não satisfeito com a estrutura de gestão oferecida no município. “Falar se algo está ou não ruim é importante para desenvolver um município. Quando se trata de segurança pública ainda mais.”

Segundo a Diretora Acadêmica, Andréa Gerhardt, a pesquisa tem a intenção de saber como o eleitor de Estrela vê a atual gestão municipal, e neste ano vai além: quer saber se a população se sente ou não segura na cidade. “A partir desses resultados, que posteriormente serão apresentados, o poder público municipal e estadual, por meio dos órgãos de segurança pública, poderão realizar ações que visam amenizar o problema da violência na cidade.”

Andréa explica que hoje a pesquisa é uma das poucas formas de se medir a percepção da população. “Temos números estatísticos, mas entrevistar, escutar e questionar as pessoas nas ruas é ainda a melhor forma de sabermos dados concretos e efetivos de como elas se sentem em relação à cidade.”

 

Como será a pesquisa

No sábado, dia 7, dez acadêmicos selecionados por meio de edital (já disponível no site da Faculdade) passarão em todos os bairros de Estrela para entrevistar 400 eleitores. Este número corresponde a uma amostra  proporcional à população de Estrela e dá uma confiabilidade de 97% da pesquisa. Eles serão escolhidos de forma aleatória.

Os eleitores responderão, de forma anônima, 28 questões. Destas, sete serão sobre segurança pública, que tratam sobre o bairro onde mora, segurança geral da cidade, empenho dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ainda como vêem as ações da Brigada Militar e Polícia Civil em Estrela.

 

Demais questões

No questionário, ainda haverá perguntas sobre o bairro onde moram, gênero, etnia, faixa etária, grau de instrução, principal atividade e renda média. Os entrevistados serão instigados a darem notas de 1 a 5 para os serviços oferecidos pelo governo municipal na área de educação, saúde, infraestrutura, impostos, apoio aos agricultores, apoio aos empresários, assistência social, limpeza urbana, projetos culturais, projetos esportivos, atendimento na prefeitura e satisfação quanto à Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal.

 

Apresentação de dados

Os resultados serão apresentados em um evento, ainda em organização, que deverá ser promovido em parceria com a Câmara do Comércio, Indústria e Serviço (Cacis) de Estrela em outubro. Na data serão convidados autoridades, comerciantes e outros interessados em discutir ações para melhor a segurança de Estrela.

Entre em Contato