A tecnologia da produção de grãos foi tema de palestra realizada esta semana na Faculdade La Salle de Estrela. Alunos do curso de Agronegócio ficaram sabendo um pouco mais sobre a cadeia de produção de grãos e debateram em sala de aula a temática. A palestra foi dada pelo engenheiro agrônomo Celso Weber, dentro da disciplina Introdução ao Agronegócio, sob a tutela do professor Renato Kreimeier.  Oportuna e objetiva, a palestra  abordou de  forma geral a cadeia do milho, que vem impactando  nos últimos anos os resultados da produção pecuária  no Vale do Taquari. “O engenheiro Agrônomo Celso Weber, de uma forma clara objetiva nos apresentou  números do milho ( médias das áreas plantadas e safras e a previsão para esta safra) da produção americana, mercados e estoques reguladores”, explica o aluno Huberto Paulo Barth que elogiou a iniciativa da palestra.

Os acadêmicos também se inteiraram das variedades de sementes atualmente no mercado  e de que forma elas são selecionadas e produzidas, suas etapas e processos até que elas se tornem uma semente viável e comercializável. “Em média uma semente até chegar ao produtor e ser plantada leva mais de seis anos de pesquisa e desenvolvimento”, aprendeu Barth.

Enfoque importante da palestra foi quanto ao manejo e o uso inadequado de  fungicidas, inseticidas e herbicidas, que tem causado  danos profundos como o desenvolvimento de pragas resistentes e os custos elevados na produção.

“A palestra, nos apresentou a um novo horizonte, pois de um modo geral, nós alunos do Agronegócio olhamos a partir da propriedade para o consumidor e o antes da porteira fica a nossas costas. A nossa visão é muito 180º, com esta palestra ela passou a ser uma visão  360º”,  detalha Barth.