Os alunos das disciplinas de férias Estratégias de Negociação e Logística Aplicada ao Agronegócio, da Faculdade La Salle, trocaram a sala de aula pelo auditório da Faculdade La Salle, onde ouviram palestra do pregoeiro da Prefeitura de Estrela, Leonel Petter, e do assessor jurídico do setor de Licitações da prefeitura, Luis Felipe Eidt. Eles destacaram, na noite desta terça-feira, dia 3, a importância de as empresas se habilitarem na prefeitura para os processos de licitação, desmistificando a concepção quanto às dificuldades de participação. Garantiram que as empresas têm a segurança de pagamento, efetuado em um período de 15 dias.

Para o professor de Logística Aplicada ao Agronegócio, Cesar Müller, trata-se de um canal de venda para as empresas, inclusive para os empreendimentos rurais. “Muitas vezes o agricultor não consegue manter uma estrutura de entrega durante todo o ano, então surge a opção do associativismo com outros produtores. O importante é que existe a possibilidade de o produtor aumentar seus rendimentos no fornecimento de alimentos para as prefeituras.” O professor, que também responde pela coordenação dos cursos de Administração e Gestão Financeira, acrescenta que a palestra foi de suma importância por mostrar que todos podem participar. “Foi uma troca de informações que vem em benefício dos alunos, que estão se capacitando para assumirem funções de gestão em empresas e agroindústrias. É necessário que eles percebam esta possibilidade de comércio.”

O coordenador do curso de Processos Gerenciais, André Kohl, afirma que os objetivos da proposta foram atingidos, uma vez que os 58 alunos que estiveram na palestra fizeram questionamentos e esclareceram suas dúvidas. Enaltece a necessidade de debater o assunto, uma vez que poucas empresas participam dos processos de licitação.