Menu

Por incrível que pareça, em pleno século vinte e um ainda existem pessoas que não acreditam que uma boa gestão pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das empresas (indiferentemente do tamanho), sejam elas familiares ou não. Estudos mostram que os Administradores possuem conhecimento e estão preparados para aplicar ferramentas de gestão adequadas (em todas as áreas), propiciando às empresas, boas possibilidades de se manterem no mercado e ver crescerem suas vendas e lucros. Os maiores gurus da Administração afirmam que as empresas bem administradas conseguem agir nos momentos necessários e decisivos (evitando a tomada de decisões inoportunas e inadequadas) para que a mesma tenha os seus problemas minimizados. Não estou afirmando que não haverá problemas. Diante de um mercado instável e dificuldades diversas, todas as empresas, enfrentaram, enfrentam e enfrentarão dificuldades, isso faz parte do jogo de mercado. O que quero dizer é que, a mesma passará por menos “apertos” e terá sua vida facilitada pelos benefícios que uma boa administração proporciona.

Dito isso, é importante alertar para a importância do Administrador de empresas, que planeja, estabelece e controla metas, faz projeções e controla os custos, para que as empresas possam ter um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, possibilitando a sobrevivência e crescimento da organização.

Por fim, é importante dizer que uma empresa bem administrada alcança melhores resultados também com seus colaboradores, pois inspira confiança no dia a dia. Lembremos também que uma boa gestão, proporciona a empresa estar sempre um passo à frente em relação aos concorrentes e isso representa muito em um mercado tão competitivo e com tantos concorrentes.

 

Rogério Kober

Docente da Faculdade La Salle Estrela

Entre em Contato