Uma maratona de palestras organizadas pelos próprios alunos da Faculdade La Salle está movimentando a vida dentro da instituição. Os encontros contam com a participação de empreendedores do Vale. São “cases” de sucesso  que estão levando sua experiência prática e de mercado para dentro da sala de aula e ajudam a fomentar o potencial empreendedor dos acadêmicos.  As palestras foram planejadas em conjunto com o Centro de Empreendedorismo do Vale (CEV) que está implantado dentro da instituição. “É importante estimular o empreendedorismo entre os alunos porque a sociedade está num processo de desenvolvimento onde a base da economia ocorre por meio  dele. Não basta a faculdade formar só empregados. Tem que formar profissionais que sejam capazes de empreender”, salienta o coordenador do CEV, Diego Silva. Além da realização pessoal para quem sonha em ter um negócio próprio, o empreendedorismo gera empregos e impacta a economia local.

Foi o professor Marciano Bruch quem lançou o desafio em sala de aula para que os alunos organizassem eventos sobre empreendedorismo. Bruch dividiu os estudantes em quatro grupos, os quais convidaram empreendedores de segmentos diferentes para palestrarem. “O nosso papel de educador é de aproximar a realidade do mercado à sala de aula.”

O primeiro ciclo de palestras ocorreu na sexta-feira, 18 de novembro no auditório da Faculdade.  Os convidados Carlos Mattes, proprietário da Mattes e Mattes Serviços Limitada e Martinho Dulllius, gerente-geral da  cervejaria Prost Bier, relataram a trajetória das empresas e como elas se consolidaram no mercado através da visão empreendedora de seus donos.

Mattes começou sua empresa há 15 anos. A demissão da escola onde ele era professor de Técnicas Agrícolas foi o estopim para começar a empreender. “Eu precisava tocar a vida porque minha filha estava por nascer”, relata.   Ele diz que para  empreender  é preciso ter coragem e vontade. “E também um mínimo de qualificação para começar o negócio”.

Fundada por proprietários de origem árabe, os irmãos Barghoutti, a Prost Bier foi uma das primeiras empresas gaúchas no ramo da cerveja artesanal. “Em andanças pelo mundo, os proprietários previram, há dez anos, que o segmento seria tendência no Brasil e resolveram empreender”, conta Dullius. Para ele,  na área do empreendedorismo,  vale inovar e ser dotado de uma ampla visão.  A Prost Bier inova com produtos diferenciados e arregimentando novos clientes, preenchendo nichos de mercados diferentes.

Próximas palestras

Os dois próximos encontros estão marcados para o dia 25 de novembro, próxima sexta-feira.   A Fundadora da empresa Mix Bazar, de Teutônia, Susane Pacheco vai contar um pouco de sua experiência como empreendedora. A palestra ocorre às 19h30min em uma das salas da instituição. Na mesma noite, no auditório, ocorre a mesa-redonda sobre a tecnologia do Vitelo Tropical. A tecnologia consiste na recria e engorda dos machos leiteiros para a produção de carne, confinados, com dieta de alto grão. Com a implantação dela, o produtor rural de leite passa a ter mais uma fonte de renda. Quatro debatedores foram convidados para apresentar suas ideias na mesa-redonda.