14/11/2018

Ensino Fundamental II

Projeto "Meu estilo de aprender!" - 6º ano

Projeto

Ao longo deste semestre, os setores de Psicopedagogia e Orientação Educacional, junto ao setor de Comunicação do Colégio, trabalharam em um novo projeto escolar que, inicialmente, contemplou as turmas de 6º ano do La Salle Esteio.

O mesmo se chama “Meu estilo de aprender!”, e tem por objetivo identificar o estilo de aprendizagem de cada aluno para poder ajudá-los a maximizar suas experiências educacionais encontrando caminhos para tornar seus estudos mais eficientes. Entendendo seu próprio estilo de aprendizagem, o estudante terá diversos benefícios, como: assumir uma postura adequada de acordo com o tipo de aula que está tendo; perceber quais os melhores e mais eficientes métodos de estudo para si e compreender em que tipos de provas ou testes é bom e em quais tem mais dificuldade.

O projeto iniciou no dia 25 de setembro, com uma palestra de formação com os professores de 5º e 6º ano, que contou com a presença da Profª Hidegard. Nesse dia, foram trabalhos os seguintes temas com os educadores: principais características das crianças de 5º e 6º ano (10 e 11 anos); como essa criança aprende: fase do desenvolvimento em que se encontra?; a importância do papel do professor nessa nova fase; relações de afeto e autoridade e aprendizagens significativas (atrativo e prazeroso).

Após esse momento de formação com os professores, a segunda etapa do projeto, que ocorreu no dia 24 de outubro, foi realizar uma testagem do estilo de aprendizagem com os alunos do 6º ano, em sala de aula. A mesma consistia em responder 10 perguntas sobre o cotidiano de cada um e, ao final, o resultado mostraria se o estudante possuía um estilo de aprendizagem visual, auditivo ou cinestésico.

No dia 12 de novembro, segunda-feira, foi realizada a formação com os alunos, onde eles receberam as devolutivas de seus testes com os escores e, após descobrirem seus resultados, ouviram a explicação sobre cada estilo de aprendizagem, receberam um adesivo que representava o seu, receberam orientações com dicas de estudos e, para finalizar, criaram sua própria rotina diária.

Com esse projeto, o La Salle Esteio visa auxiliar, cada vez mais, nos estudos de provas e trabalhos, fazendo com que cada aluno descubra o seu “estilo de aprender!”.

Galeria de Fotos – CLIQUE AQUI

Setor de Psicopedagogia
Setor de Orientação Educacional
Setor de Comunicação e Marketing.