22/03/2013

Exame de Acuidade Visual e Antropometria

Exames de Acuidade Visual e Antropometria foram realizados esta semana pela Equipe do PSF Esmeralda. Como em todos os anos, existe uma preocupação da Escola em fazer parcerias com a Equipe do Posto de Saúde pertencente à comunidade, para que se possa acompanhar o desenvolvimento saudável dos alunos, seja na realização de exames odontológicos, visuais, antropométricos, como na realização de palestras sobre diversos temas de acordo com a necessidade dos estudantes. Desta forma é possível evitar doenças e problemas relacionados à desinformação da comunidade escolar, bem como detectar e encaminhar quando houver necessidade de tratamento médico. Participaram do exame de acuidade visual e avaliação antropométrica, os alunos de 1º, 5º, 8º anos e 8ª série.

"Os alunos da Educação Básica e do programa de alfabetização, em razão do esforço visual requerido, podem manifestar distúrbios oculares, como dores de cabeça, tonturas, cansaço visual e olhos vermelhos. Esses sintomas ocorrem principalmente quando estão lendo, escrevendo, pintando ou desenhando com objetos próximos dos olhos. Problemas preexistentes, não identificados, e sem o devido tratamento, podem comprometer a efetividade do processo ensino/aprendizagem, levando-os ao desinteresse e, conseqüentemente, à evasão da escola. Sabendo que os problemas de visão podem ser evitados ou amenizados com atendimento preventivo e/ou curativo, torna-se imprescindível que os educandos tenham acesso à consulta oftalmológica e aos óculos, propiciando, dessa forma, condições adequadas para um desenvolvimento sócio-educacional completo (Fonte: Portal do Professor -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015497.pdf).