12/06/2013

Encontro Provincial de Educadores Lassalistas

A Diretoria de Missão e Pastoral da Província La Salle Brasil-Chile promove, anualmente, o Encontro Provincial de Educadores Lassalistas - EPEL. Esta atividade faz parte do Programa de Formação dos Colaboradores da Rede La Salle em todos os seus níveis de atuação - Educação Básica, Educação Superior e Obras Assistenciais.

O Colégio La Salle Dores foi muito bem representado no EPEL com três belos projetos desenvolvidos por professores Dorenses acompanhados da Diretoria, Coordenação Pedagógica e SOE (Serviço de Orientação Educacional).

Os projetos que representaram o La Salle Dores foram : “Meeting Experience”, “Adeus Fraldinha” e “Senhor Alfabeto”. Conheça um pouco mais sobre os projetos:

Meeting Experience:

O projeto é um diferencial que está sendo oferecido gratuitamente no turno inverso do Ensino Médio Dorense. Utilizando conceitos que estão na vanguarda da educação mundial, o Meeting Experience explora as novas relações entre educador e educando utilizando tecnologias da informação, processos de team coach, administração financeira, estimulo à liderança, criatividade e ao empreendedorismo, trabalhado em equipe dentro de um ambiente moderno e arrojado inspirado na Team Academy da Finlândia.

Adeus Fraldinha:

A faixa etária de 2 a 3 anos de idade, é o momento ideal para a retirada das fraldas. Nessa fase as crianças já estão com maior autonomia da fala e locomoção, conseguem expressar seus desejos e necessidades com mais clareza, facilitando o entendimento por parte do educador e da família.  O espaço da sala de aula deve ser estimulador para desencadear o processo de desfralde, deve vir acompanhado de profissionais qualificados e com o envolvimento das famílias.

Senhor Alfabeto:

Com a intenção de despertar o desejo dos alunos pelo mundo das letras, o projeto partiu da leitura do livro “Aniversário do Senhor Alfabeto” (Amir Piedade). Houve até festa em sala de aula para a construção das letras em forma de pão. O Senhor Alfabeto visitou as casas das crianças e cada aluno registrou o que fez com o boneco junto de sua família.

Seguindo as três bases fundamentais em projetos Dorenses: Sentido, Significado e Experiência - o projeto Meeting Experience foi apresentado pela Diretora Fabiane Franciscone. As Professoras Alessandra Rocha, Aline Mascarenhas, Fernanda Brum acompanhadas pela Orientadora Educacional Caroline Maccari apresentaram o projeto Adeus Fraldinha. Já as Professoras Glauce Carvalho, Marilaine Rodrigues, Simone Panatieri, Liliane Kolling acompanhadas na Coordenadora Pedagógica Karin Flores, apresentaram o projeto Senhor Alfabeto.

Confira na Fan Page do Colégio La Salle Dores a galeria de fotos.