10/06/2013

Filosofia em alta no La Salle Dores

O Colégio La Salle Dores sediou dois importantes eventos de filosofia na ultimas semanas. O 1º Colóquio de Filosofia do Ensino Médio e a 1ª Etapa Pré-Olímpica da 6ª Olímpiada de Filosofia.

Em parceria com Associação dos Licenciados em Filosofia promoveu no dia 24 de maio o 1º Colóquio de Filosofia do Ensino Médio. Com o tema “Conhecimento” o debate seguiu com ótimas argumentações proporcionadas pelos participantes.

Segundo o professor Dorense de filosofia e um dos organizadores do evento, Daniel de Oliveira Neto, “a primeira experiência neste tipo de aventura filosófica demonstrou ser altamente positiva”.

Ao todo, foram sete apresentações, de estudantes vindos de diversas escolas do estado. Os assuntos abordados foram, a relação do homem com a natureza, passando por redução da maioridade penal, educação, socialização, metafísica, literatura, empirismo, ditadura, manifestações sociais e comportamento, envolvendo autores como Aristóteles, Nietzsche, Paulo Freire e Kant.

Os colégios participantes foram La Salle Dores (Porto Alegre), Bom Conselho (Porto Alegre), Americano (Porto Alegre), Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Osório (Osório), Escola Estadual Augusto Meyer (Guaíba), Maria Imaculada Medianeira (Porto Alegre), que estiveram presentes com professores de filosofia, sociologia e supervisores pedagógicos, além da presença de professores de outras instituições de ensino e de acadêmicos de licenciatura em filosofia.

Já na última sexta-feira (7/6) foi a vez do colégio sediar da 1ª Etapa Pré-Olímpica da 6ª Olímpiada de Filosofia. Evento aberto a todos os alunos Dorenses, que também receberam estudantes de outras escolas da capital, além de uma comitiva do Uruguai. Os alunos trabalharam com o tema “Que conhecimento é possível na era das incertezas?”. Foram desenvolvidos trabalhos em grupo, onde muitas experiências e conhecimentos foram trocados.

Confira na Fan Page do Colégio La Salle Dores a galeria de fotos.