22/04/2019

Ensino Fundamental I

Alunos do 2º Ano EF iniciam projeto Horta no Colégio

Alunos do 2º Ano EF iniciam projeto Horta no Colégio

     As professoras do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Dores, em parceria com a nutricionista escolar, Samantha Mallmann, deram início, no fim do mês de março, às atividades do projeto “Horta no Colégio”.

 

     Com a orientação do diretor, Ir. José Vendelino, as crianças participaram da preparação da terra, do plantio e da manutenção correta da horta para o crescimento saudável dos alimentos. Em momento oportuno, as crianças participarão da colheita dos alimentos para a preparação de refeições saudáveis que poderão partilhar com os colegas.

 

     A partir da experiência na horta do Colégio, os estudantes serão incentivados a construírem hortas caseiras, mostrando que podemos produzir alguns tipos de alimentos em pequenos espaços e aproveitar tudo que a natureza nos fornece.

 

     Entre as propostas da atividade consta a ampliação do conhecimento dos estudantes sobre a origem dos alimentos. Ao mesmo tempo, a intenção é envolvê-los nas questões nutricionais, demonstrando que uma alimentação saudável deve ser baseada em alimentos in natura, tudo de forma lúdica e divertida.

 

     Durante o ano, a atividade contará com o envolvimento das famílias no envio de caixas de leite ou de suco para a construção de uma “horta vertical”.  Durante o desenvolvimento do projeto serão oferecidas mudas às famílias para que possam plantar, cuidar e consumir em casa.

 

     Vale destacar a importância da participação das crianças no plantio e cultivo de alimentos em pequenas hortas, pois estes laços com a natureza estimularão o consumo de alimentos naturais e orgânicos, melhorando a qualidade nutricional e, concomitantemente, a saúde das famílias.

< voltar