26/04/2018

Início das atividades do Laboratório de Aprendizagem

Nesta semana, o Colégio La Salle Dores iniciou as atividades do Laboratório de Aprendizagem, ferramenta pedagógica que tem como objetivo aprofundar elementos da aprendizagem significativa e propor apoio para solucionar as lacunas a partir de estruturas lúdicas, criativas e diferenciadas.

Os encaminhamentos de alunos para o Laboratório de Aprendizagem serão feitos somente pelas professoras titulares, conforme as necessidades constatadas junto aos alunos.

Posteriormente, a equipe do Laboratório de Aprendizagem enviará comunicação individual, via Agenda do aluno, informando sobre os dias e horários das atividades.

>Laboratório de Aprendizagem - Anos Iniciais do Ensino Fundamental<

- Da Perspectiva de Necessidade

Na maioria das possibilidades de aprendizagens, cada aluno se apropria do conhecimento de forma diferenciada de acordo com suas “janelas de aprendizagens”. Assim, por meio de atividades diferenciadas que complementem as de sala de aula, estes alunos são convidados a frequentar outro ambiente que oportunize o resgatar destes conhecimentos.

O Laboratório de Aprendizagem tem como objetivo fundamental, aprofundar elementos da aprendizagem significativa e propor um apoio às lacunas a partir de estruturas lúdicas, criativas e diferenciadas.

- Do Ambiente do Laboratório de Aprendizagem

Em uma sala com materiais pensados e projetados para este fim, o aluno vivencia o conteúdo em “defasagem” sob o ponto de vista lúdico: jogos de construção, jogos de montagem, dinâmicas individuais e em pequenos grupos, pois julgamos que é também da constituição de “pares educativos” que a aprendizagem pode ser bem sucedida.

- Dos Encaminhamentos

Os encaminhamentos de alunos para o Laboratório de Aprendizagem serão feitos somente pelas Professoras titulares, conforme as necessidades constatadas nos alunos.

Posteriormente, a equipe do Laboratório de Aprendizagem encaminhará um bilhete individual, via agenda do aluno, programando dia e horário da atividade. Pode se constituir (conforme necessidade e disponibilidade) em 1h ou 2h por semana.

- Da Sistemática de Trabalho

A regência do Laboratório de Aprendizagem é feita por estagiárias do curso de Pedagogia, com o acompanhamento sistemático da Coordenação Pedagógica. Na maioria dos casos, o trabalho é desenvolvido de 1h30min a 2h de trabalho. Não tendo alunos em sala, estas estagiárias dão apoio em sala e deslocamentos mediante necessidades das professoras.