Uma Escola em Pastoral

Uma Escola em Pastoral

A Pastoral do Colégio La Salle Caxias procura cultivar uma prática de valores ético-cristãos, sendo portadores de alegria e esperança, contribuindo na construção de outro mundo possível, com a vivência da solidariedade, “irradiando um jeito próprio de ser, de viver e de fazer educação, inspirado e fundamentado na Pedagogia de Jesus Cristo, ao estilo de São João Batista de La Salle” (Princípio teológico-pastoral 31).

 

 

 

Atividades

Conheça as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Pastoral.

  • Encontros de formação
    fechar

    Encontros de formação

    Os encontros de formação são realizados com o objetivo de oferecer aos educandos momentos de formação integral, contemplando as dimensões da educação lassalista na formação de crianças, adolescentes e jovens nos seus níveis e potencialidades.

  • Pastoral da juventude estudantil
    fechar

    Pastoral da juventude estudantil

    O Grupo de Jovens desenvolve na escola um processo de Pastoral da Juventude Estudantil, de acordo com as orientações das Pastorais da Juventude do Brasil e os referenciais da educação Lassalista.

  • Equipe Provincial e Jovens (EPJ)
    fechar

    Equipe Provincial e Jovens (EPJ)

    Dois estudantes de cada escola formam a Equipe Provincial de Jovens. São realizados quatro encontros da equipe em Escolas Lassalistas durante o ano. Estudam temas relacionados aos grupos de jovens, partilham experiências e planejam o Encontrão anual.

  • Reflexões no início de cada turno
    fechar

    Reflexões no início de cada turno

    Ao iniciarmos as atividades diárias na escola, temos por princípio realizarmos um momento de reflexão, invocando a presença de Deus e agradecendo por tudo que Ele nos concede.

  • Encontros de espiritualidade
    fechar

    Encontros de espiritualidade

    Os encontros são espaços de vivência da mística e da espiritualidade cristã lassalista, para que os envolvidos, crianças, adolescentes, jovens e adultos, possam viver a fé e ser testemunhas de vida em seu meio.

  • Semana de La Salle
    fechar

    Semana de La Salle

    Com muita alegria e entusiasmo celebramos a semana de La Salle, nosso Fundador e Padroeiro da Escola. Falar em semana de La Salle é sinônimo de fraternidade, de solidariedade, de utopias realizáveis no fazer pedagógico, é partilha, é festa, é celebração da vida.

  • Campanhas de solidariedade
    fechar

    Campanhas de solidariedade

    As campanhas de solidariedade propostas na escola buscam desenvolver nos integrantes da Comunidade Educativa a consciência crítica e a prática da cidadania para a transformação da realidade.

  • Natal solidário
    fechar

    Natal solidário

    A campanha do Natal Solidário visa promover uma corrente de solidariedade e espiritualidade, partindo da mística cristã e lassalista, beneficiando instituições que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoal, resgatando o rosto de Jesus Cristo como a referência única do Natal.

  • Grupos de Jovens
    fechar

    Grupos de Jovens

    Os grupos de jovens do Colégio La Salle Caxias retomaram suas atividades no mês de fevereiro de 2015. O primeiro encontro foi de partilha dos momentos significativos das férias, fazendo o planejamento do primeiro semestre.

    Os grupos JUMP e ALFA reúnem-se nas quartas-feiras, das 16h às 17h45min. Os participantes do grupo DELTA se encontram também nas quartas-feiras, das 14h15min às 15h45min. Os jovens do JUPS reúnem-se nas segundas-feiras, das 16h às 15h45min. O grupo CAPS faz seu encontros nas segundas-feiras das 14h às 15h45min. Já a galera do UP se encontra nas quartas-feiras, das 10h às 11h.

    Seguindo as orientações do Plano de Pastoral da Juventude Estudantil Lassalista, as primeiras atividades a serem trabalhadas serão a Campanha da Solidariedade e o desenvolvimento da recreação com os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Semana de La Salle.

  • Valoração
    fechar

    Valoração

    O projeto busca resgatar os valores que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacífica e harmoniosa, começando pela interrelação, família, comunidade e escola.

Uma Escola em Pastoral

Contato

Assessor responsável: Alexandre Paludo Bressiani

Telefone

54 3223-7555

Atendimento por E-mail

alexandre.bressiani@lasalle.org.br