18/04/2019

Lançamento Concurso Literário 2019

Literatura e música! Em uma atmosfera intimista, o lançamento do Concurso Literário Sempre Ler & La Salle Carmo contou com a presença da homenageada, dessa edição, Rejane Romani Rech - Patrona da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul – autora de “Amor de Estudante”, “Antes que Seja Tarde”, “Sê Como o Sândalo”, “Mulheres e Destinos”, “Sutilezas e Outras Crônicas Diminutas”, “Quase autobiografia” e “Entre dois mundos” – que destacou a importância da leitura e da produção escrita como agentes transformadores do eu e da sociedade. Cecília Pozza, presidente do Conselho Municipal de Cultura e diretora administrativa do Instituto Cultural Taru, ressaltou a importância de a escola ser a fomentadora de espaços de reflexão e de produção cultural. Elizabeth Scholz, presidente da Academia Caxiense de Letras, reiterou sobre a importância da Literatura e o resgate do projeto, já que na visão de Elizabeth “é uma oportunidade para o estudante desenvolver e aprimorar seu humanismo: olhar de cuidado e amor”. Domingas Giacomin evidenciou a figura de Monteiro Lobato – o “Pai da Literatura Infantil” – com seu imaginário de ludicidade e de crítica social. Já o patrocinador do Concurso Literário, Guilherme Dantas - da Livraria Sempre Ler – salientou sobre a oportunidade de apoiar a formação de jovens tão desejosos de espaço para expressar ideias e sentimentos. Representando o Colégio, o Ir. Lauro Bohnenberger agradeceu a presença e reafirmou o compromisso de oportunizar espaços de pertencimento, pois a “leitura e a escrita transformam”. Bruna Roveda e Arthur Della Giustina declamaram textos de Rejane Romani Rech e Victor Fritsch e Mauro Gottardi enalteceram a todos com músicas que elevaram a alma.