27/08/2020

EduEmprèn apresentado aos alunos da 2ª série do EM

Esta semana, os alunos da 2ª série do Ensino Médio acompanharam a apresentação on-line do projeto EduEmprèn, edição 2020. O projeto integra o programa de empreendedorismo social da Rede La Salle, voltado ao desenvolvimento de diversas habilidades, entre elas o trabalho em equipe, o espírito de liderança, a inteligência emocional e a criatividade.

No encontro virtual, realizado na segunda-feira, alunos que participaram e conquistaram o 1º lugar nas duas primeiras edições deste projeto, relataram suas experiências. Eles destacaram o quanto participar da competição foi importante.

Os estudantes Daniel Telicheveski, ex-aluno, Gabriela Santos da Rosa e Nathália Santos da Rosa, da 3ª série do Ensino Médio, que desenvolveram os projetos vencedores, participaram do encontro virtual.

Em 2018, Daniel integrou o grupo que criou o copo inteligente, que detecta bebida adulterada. “Participar do projeto mudou a minha vida”, afirmou relatando que sempre pensou em cursar Química, mas após a experiência no EduEmprèn, optou pela Química Medicinal.

As vencedoras do ano passado, Gabriela e Nathália, desenvolveram a AquaCup, um produto que filtra água da chuva e que foi apresentado na Amazônia Up, evento no qual representaram a única startup gaúcha selecionada. O grupo aguarda o resultado que poderá viabilizar a industrialização do produto.

O diretor Aureo Kerbes, a supervisora educativa Keila Martins e a coordenadora pedagógica Rosane Almeida participaram do encontro, incentivando os alunos a formarem grupos e se inscreverem. A mentora do projeto na escola, a professora Paula Schaedler, destacou que os projetos a serem desenvolvidos devem propor soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias de negócios baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, também conhecidos como Objetivos do Milênio.

Idealizado na Universidade La Salle Ramon Llull, em Barcelona, em 2020 a iniciativa chega em sua terceira edição nas Comunidades Educativas do Brasil e, devido ao distanciamento social, este ano todas as etapas serão 100% on-line.