06/05/2020

A vida na universidade

Alunos do 3° Ano do Ensino Médio participaram de um bate-papo online sobre a vida acadêmica, com estudantes universitários, dentro do projeto Rodas de Conversa. A proposta do professor Rafael Barros, de Ensino Religioso, foi colocar ex-alunos em contato com os atuais para eles passarem informações das diferentes instituições que frequentam e dos cursos escolhidos, que são de interesse de boa parte do grupo lassalista.

Os convidados da comentaram e responderam perguntas sobre os processos de preparação para os vestibulares e Enem, as mudanças que chegam quando se ingressa na universidade, as possibilidades que agregam na formação e como equilibrar as dinâmicas de dedicação aos estudos, mantendo a saúde física e mental equilibradas.

"Alinhei essa atividade com o desenvolvimento das competências e habilidades da metodologia OPEE, que temos no Ensino Médio, sobre empreendedorismo, escolha de projeto de vida e orientação profissional", afirma Rafael.

Para Jade Luise Athayde Lopes, da 23A, a toda de conversa foi muito produtiva. "Gostei de terem dado ênfase à saúde mental, porque a gente quer conquistar os objetivos profissionais, mas quer alcançar cim estabilidade emocional", considerou.

Os estudantes convidados foram Carolina Feijó Bitencourt Voigt - Enfermagem (UniRitter), Harihel Lindenau da Silva Chaves - Direito (UFRGS), Henrique Souza da Silva - Ciências Sociais (UFRGS), Kethlyn dos Santos - Medicina (ULBRA) e Yasmin Caruso Flor - Relações Internacionais (Universidade La Salle). A roda de conversa online aconteceu na semana passada.

O projeto Rodas de Conversa é atividade do componente curricular de Ensino Religioso, envolvendo a Metodologia OPEE, que propõe um trabalho sobre Projeto de Vida a partir de quatro eixos: autoconhecimento, escolha profissional, educação financeira e inteligência emocional.

Com esta atividade, os alunos têm contato com a Universidade e têm a possibilidade de conhecer os processos de formação acadêmica e as suas interfaces com o mercado de trabalho. “Os alunos partilham suas dúvidas e angústias a respeito dos seus futuros profissionais e a transição de vida que estão vivendo agora com o final do Ensino Médio”, complementa o professor Rafael. O encontro virtual aconteceu no final do mês de abril.