09/01/2019

Colégio tem oito alunos com certificado de Cambridge

Alunos do Colégio La Salle Canoas, um total de oito, conquistaram a certificação do Cambridge Preliminary English Test, Exame Internacional da Universidade de Cambridge. O teste de proficiência foi realizado no final do ano passado e o resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 7 de janeiro.

A professora de Língua Inglesa, Carina Falcão Matteu, que acompanhou os alunos no dia das provas, explica que foi o primeiro grupo de alunos do Ensino Médio a fazer este teste, que corresponde ao nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas - CEFR”. Segundo a professora, esses exames têm um critério muito rigoroso de aplicação e correção.

Ela relata que os alunos Davi Krupp Graebin e Sofia Terezinha Rabello de Siqueira acertaram mais de 95% das questões, recebendo o certificado de Distinção. Isso significa que, nos parâmetros do CEFR, os alunos estariam um nível acima ao do exame realizado. “Em vez de receberem o certificado padrão com Nível B1, foram certificados como Nível B2”, comemora, acrescentando que os estudantes Maria Clara, Daniel Telichevsky e Gabriel Varani passaram no teste com mérito, acertando 90% da prova. Também foram aprovados os alunos Mitali Fontes da Silva, Bruno Vianna Fernandes e Laura Sanvido Foss.

Davi conta que estava meio nervoso no dia do teste, mas que mesmo assim acertou 97% das questões. “Estou muito feliz. Não fiz curso de inglês, tudo o que eu sei, aprendi nas aulas regulares e nas aulas de reforço, preparatórias, que a escola nos proporcionou”, afirma. Ele diz ainda que assistir a vídeos e filmes em inglês, sem as legendas, foi um ótimo exercício. Davi complementa: “A certificação facilita na hora de procurar um emprego, fazer um intercâmbio ou obter um visto para estudar fora do Brasil”.

A conquista desse primeiro grupo de alunos a fazer o teste reitera a importância do aumento da carga horária do Inglês no currículo escolar. É o quarto ano que O La Salle Canoas oferece cinco horas semanais para o estudo de Inglês.