18/09/2018

Semana para lembrar o orgulho de ser gaúcho

A programação da Semana Farroupilha, no La Salle Canoas, inicada na segunda-feira, 17, está repleta de atividades, envolvendo os alunos de todas as turmas. Ontem, um sarau com as turmas das 2ª séries do Ensino Médio foi destaque, pela participação animada e comprometida dos alunos. No Sarau Farroupilha, este ano organizado pelas professoras Thaís Cidade e Patrícia Amaral, os alunos relembram aspectos da história do Rio Grande do Sul e do povo gaúcho, dos símbolos oficiais (o Hino, a Bandeira e o Brasão de Armas), das diferentes vestimentas, entre outros temas. Uma apresentação especial encantou os estudantes. A aluna Tara Netto, de 8 anos, que integra o CTG Mata Nativa, declamou um poema gaudério. Os alunos do Ensino Médio também mostraram habilidades artísticas apresentando uma esquete e coreografias típicas, como a chula e a dança do pezinho. Ao final, todos saborearam o tradicional carreteiro.  A atividade foi realizada no Salão de Festas do Colégio.

No turno Integral, um dos destaques foi a Mostra do Vestiário Gaúcho com o CTG Aldebarã. Os alunos, além de ouvir sobre a história gaúcha, puderam usar as indumentárias para fazer fotos e assistir a duas apresentações de danças típicas. A Mostra contou com a participação dos pais das alunas Liandra e Luiza Ereno dos Santos, Leandro e Lia Cristiane, e do aluno Guilherme Azevedo, do 6º ano, que integram o Grupo de Pesquisas Folclóricas do CTG.

No turno da tarde, as apresentações do CTG da APAE, do gaiteiro João Lucas Nonato e dos alunos da Creche foram as demonstrações do orgulho de ser gaúchio. Nos dois turnos, não faltaram o churrasco, assado por alguns pais, nem o chimarrão. Durante a tarde os festejos tiveram continuidade com sessão de cinema com filmes que contam a história do nosso Estado, danças e brincadeias típicas.