06/09/2018

Projeto promove a cidadania e o debate político

Educar para a cidadania, estimulando sujeitos mais participativos e críticos é o propósito do Projeto Eleições, desenvolvido neste trimestre no Colégio La Salle Canoas. A equipe de professores da área das Ciências Humanas do Colégio La Salle Canoas e os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Canoas, desenvolveram este projeto que culminou com a apresentação do trabalho dos alunos em diferentes momentos, sendo que o encerramento está acontece neste momento, no Auditório do Colégio, com alunos do Ensino Fundamental. Os estudantes do Ensino Médio fizeram suas apresentações em 20 de agosto.

Os professores Paula Schaedler, Raul Cardoso, Marcelo Costa, Roberto konzen, Alisson Queiroz, Airton Müller e Thaís Cidade comemoram os resultados, pois o Eleições tornou o ambiente escolar um espaço ainda mais propício para a convivência social, a cidadania e a construção da consciência política.

Este é um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Literatura/Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso.  O foco é estimular os alunos a pesquisar e se apropriar da realidade histórica no período republicano, usando como mote as eleições que se aproximam.

“Nesse sentido, conceitos como ética, moral, respeito às diferenças, sejam elas religiosas, políticas ou culturais foram temas pesquisados e trabalhados”, informa o professor Raul. O Projeto surgiu em razão do ano eleitoral, mas será incorporado como um projeto permanente da escola, voltado à cidadania, complementa a professora Paula.

O aluno Felipe Zueibrucker, 11 anos, conta que a experiência de visitar a Câmara de Vereadores e ser vereador por um dia, foi interessante e construtiva. “Propomos uma lei e colocamos em votação, para saber como os vereadores fazem de verdade. Adorei a experiência”.

As colegas Victória Carnelli, 14, Beatriz Peçolli, 13, Ana Carolina Duarte, 14, destacam a abertura que o Projeto Eleições trouxe para o diálogo e o exercício de respeitar opiniões diferentes.

Atividades

As turmas dos anos finas do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio vêm desenvolvendo diferentes atividades.

Os sextos anos visitaram a Prefeitura e a Câmara de Vereadores com complemento à pesquisa sobre os três poderes.

Os sétimos anos se organizaram como se fossem partidos, criaram um partido fictício, desenvolveram bandeira, elaboraram propostas, criaram jingle de campanha e apresentaram para os colegas.

Os oitavos anos pesquisaram sobre os tipos de sistemas políticos e produziram um canal no You Tube.

Os nonos anos estão voltados para a conscientização política por meio de discussões a partir de dados e notícias de diferentes veículos de comunicação. Estes, terão ainda como atividade produzir um vídeo ou animação falando sobre como votar corretamente.

Ao Ensino Médio coube resgatar todo o processo histórico: o início da República, o final do Império até a República Velha, a Era Vargas até Juscelino Kubitschek, A Ditatura Militar até o início da Democracia e os dias atuais.